sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

'Dedicatória-resenha'

O sopro leve da poesia
Por Leandra Migotto Certeza.

As palavras são como pedras trilhando o caminho da vida. Feliz é aquele que tem um amigo que as escolha. O poeta é a aquele que anda a caçar idéias, como um caçador de borboletas, procurando prender ao pensamento as palavras que ao vento se perdem no seu mundo solitário. O amigo é aquele que as carrega pela vida, com um caderninho pendurado no pescoço e as entrega ao poeta com um sorriso leve e seguro.
O leitor ao abrir as páginas de “EU&MCZ 15 anos de poesia” de Henrique Osório da Fonseca - economista de profissão e poeta de coração - sentirá o sopro leve da vida, como um olhar de amigo. Em meio a verdadeiras declarações de amor (como em “Teu olhar” poema feito de palavras simples); um bilhete a namorada; ou confissões escancaradas do sentimento humano mais incontrolável como a paixã (que é leveda as últimas consequências nos versos de “Refúgio”); à reflexões profundas sobre as diversidades sociais; além do próprio fazer poético, tudo misturado em um mar de sentimentos, o leitor mergulhará em uma busca interior.

O livro é recheado de dedicatórias, homenagens e palavras sobre sua tragetória como poeta. Para o leitor que gosta de conhecer, não só a vida de quem está por tráz dos livros através de suas obras, mas também fora delas; esta coletânea de versos simples e introspectivos será bem saborosa, com “gostinho de quero mais.” Agora para o leitor que está acostumado a um texto construído inteiramente por metáforas e vocabulário erudito, sua obra não passará de um simples caderno de anotações.

“A grande sabedoria vê tudo num só, a pequena sabedoria multiplica-se entre as muitas partes.” Ao colocar esta frase anônima como epígrafe de sua obra, Henrique Osório, declara aos leitores, que as palavras são nada mais do que um retrato dos mais simples sentimentos humanos. Todo leitor aberto às inúmeras janelas da vida que os livros nos trazem, saberá apreciar, em sua obra, a essência humana: sua alma caleidoscópica.
'Dedicatória-resenha' escrita a pedido do professor Luiz Carlos Palma para a obra EU&McZ - 15 anos de Poesia - Henrique S. Osório da Fonseca - Scortecci Editora - pg. 25 - ISBN: 85-73272-158-8 - em ?/?/ 1998

Nenhum comentário: