sábado, 3 de outubro de 2015

Leandra participou do Festival Internacional: "Assim Vivemos" - Filmes sobre Deficiência em São Paulo

Pessoal, o debate sobre: "Imagem e Estigma" dia 02 de outubro de 2015 no Centro Cultural do Banco do Brasil - SP foi lindo! Amei o alto nível dos pensamentos, sentimentos, e experiências compartilhadas!

Parabéns a Lara Pozzobon e toda a sua equipe! Que logo TODOS os maravilhosos filmes do festival sejam compartilhados gratuitamente ao maior número de pessoas! Este deve ser o objetivo do festival: chegar ao alcance de todos e todas!!!






Conheçam o sétimo festival internacional de filmes sobre deficiência:


A cada ano que realizamos o Assim Vivemos, nos surpreendemos com a impressão de que existe uma grande sintonia mundial, pois recebemos levas de filmes sobre um mesmo tema, produzidos nos mais distantes lugares, sem que um saiba da existência do outro.

Já houve anos em que o grande tema foi o amor; outros em que predominaram filmes sobre as lutas políticas das pessoas com deficiência. Este ano, recebemos uma grande quantidade de filmes sobre pessoas com autismo, seguida de perto por filmes sobre pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual – e nos parece mesmo que existem questões que foram menos discutidas pela sociedade do que outras mais específicas das pessoas com deficiência física, por exemplo.

Mas o grande tema deste ano, que norteia a maior parte dos filmes, é a autonomia, a possibilidade de uma vida com independência. Este assunto surge como o grande objetivo, o grande desejo, o grande sonho, e os filmes do Assim Vivemos, em seu conjunto, nos trazem um belo repertório de experiências, dificuldades e conquistas neste sentido.

Nesta 7a edição, serão exibidos 33 filmes de 20 países. O Brasil se destaca com sete filmes selecionados, com filmes do sul, sudeste, centro-oeste e nordeste, numa demonstração de que a reflexão sobre o tema tem merecido cada vez mais atenção da nossa sociedade.

O Assim Vivemos tem a honra de ser o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braile) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). Quanto à acessibilidade física, o Centro Cultural Banco do Brasil tem sua arquitetura concebida para garantir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

debate: "imagem e estigma" foi 2 de outubro de 2015 às 18hs e 30min. 

rosana de lima soares

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professora no Departamento de Jornalismo e Editoração e no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais dessa mesma Escola, realizou pesquisa de pós-doutorado no King’sCollegeBrazilInstitute (Londres/Inglaterra) sobre políticas da representação e estigmas sociais presentes nas narrativas do cinema e da televisão. É pesquisadora do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas e autora de Margens da comunicação: discurso e mídias (2009), além de diversos artigos publicados em livros e revistas acadêmicas.

fabiano puhlmann

Psicólogo Formado Pela Universidade São Marcos; Psicoterapeuta Especialista Em Psicologia Hospitalar Da Reabilitação Pela Faculdade De Medicina Da USP; Especialista Em Sexualidade Humana Pelo Instituto H. Ellis; Especialista Em Integração De Pessoas Com Deficiências, Pela Universidade Salamanca, Espanha;Especialista Em Reabilitação Pela Secretaria De Saúde Do Estado De São Paulo; Educador Sexual Pela Sociedade Brasileira De Sexualidade Humana E Faculdade De Medicina Do Abc; MBA em Gestão para entidades do Terceiro Setor pelo IGESC/FEA, Membro Do Corpo Docente Do Curso De Pós-Graduação da SBRASH; Atuação Reconhecida Nas Áreas De Acessibilidade, Tecnologias de Apoio e inclusão educacional e econômica.

leandra migotto certeza

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi desde 1999; Jornalista há 15 anos e Palestrante e Idealizadora da Caleidoscópio Comunicações - Consultoria em Inclusão, realizando palestras motivacionais e cursos em seminários e congressos no Brasil e no exterior em empresas, escolas e/ou universidades. Também mantém o Blog Caleidoscópio e coordena o projeto Fantasias Caleidoscópicas sobre sexualidade da pessoa com deficiência, no endereço:http://leandramigottocerteza.blogspot.com/.









Os filmes assistidos e debatidos pelos participantes foram estes: 

beleza desconhecida 

Unknown beauty
Duração: 47'
Diretor: Mahboubeh Honarian
Iran / 2014
Beleza Desconhecida é um tocante documentário que retrata a vida de três mulheres no Irã que tentam levar uma vida independente e sair do isolamento. Apesar de suas lutas diárias em um país que lhes oferece serviços precários, essas mulheres iranianas aceitam suas deficiências e trabalham duro para desenvolver seus talentos artísticos.

ser ou não ser

To be or not to be
Duração: 61'
Diretor: Aziz Zairov, Mukhamed Mamyrbekov
Kazakhstan / 2015
Shakespeare emerge inesperadamente em um retrato documental da rotina diária de Takhir Umarov, um jovem com paralisia cerebral. O filme mostra sua coragem para enfrentar as limitações motoras e garantir sua autonomia. Imagens do protagonista na neve com figurino de Hamlet intercaladas com o retrato documental, além de sutis surpresas narrativas, são ousadias que dão ao filme um caráter ímpar.

o entrevistador

The interviewer
Duração: 12'
Diretor: Genevieve Clay-Smith
Australia / 2012
Thomas Howell consegue muito mais do que foi buscar em uma entrevista de emprego em um importante escritório de advocacia: um insulto sobre sua gravata, uma rendição de Harry Potter, e a chance de mudar as vidas de um pai e seu filho.