segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Companhia da aviação Gol desrespeita cidadã com deficiência física!

Por Maria Dolores Fortes


Em  setembro deste ano fiz a  solicitação à GOL do desconto para acompanhante (de acordo com a Resolução Anac nº 280, de no mínimo 80% na passagem aérea do(a) acompanhante, Esse desconto deve ser concedido para compra da passagem aérea à acompanhante da pessoa com deficiência que necessita de auxilio para alimentação, toilletetc).

Em setembro, como agora, fiz a compra de minha passagem, a reserva de minha acompanhante e enviei o LAUDO MEDIF preenchido pelo meu médico do ACCAMARGO. Foi enviado o laudo pelo menos meia dúzia de vezes e em cada momento havia uma nova exigência, inclusive de outro laudo além do MEDIF. Barraram até mesmo minha passagem fazendo exigências absurdas. Sendo que minha deficiência é apenas física e tenho limitações de movimento, mas estou em excelentes condições de saúde. Já viajei inúmeras vezes inclusive em voos internacionais sem problema algum. 

Apenas enviei o laudo MEDIF, visto o direito que temos, outorgado pela ANAC. Mas, pelo que vemos, na GOL fazem questão de dificultar o acesso ao direito. Um mês, laudos indo e voltando, fiz a reclamação no site “Reclame aqui “ e no dia seguinte a questão foi resolvida e cederam o desconto.

Em outubro viajei para Aracaju, novamente e infelizmente pela Gol. Como a empresa que e contratou, comprou a passagem de minha acompanhante, não houve exigência, nem empecilho algum.

Agora, em novembro, fiz nova solicitação a GOL de passagem para acompanhante para meu retorno de Salvador-São Paulo. Fui à Salvador pela TAM, que também solicitou laudo MEDIF, mas simplificado e em menos de 24h, aprovou o desconto de acompanhante sem burocracia.

Meu médico particular e sua assistente, preencheram os laudos MEDIF e relatório médico para GOL exatamente igual ao que tinha sido feito e aprovado pelo médico do ACCAMARGO, em setembro.Fiz a reserva da acompanhante no mesmo dia de minha compra e no dia seguinte enviei os Laudos.Novamente a saga se repetiu, inúmeras exigências e bloquearam até mesmo meu embarque. 

A Gol retornou o laudo pelo mesmo equívoco ocorrido no mês de setembro, mas que havia sido aprovado Refizemos o laudo, porém, até o dia do embarque (25/11/2013, 9.35 AM) não houve retorno do Medif. Antes de ir para o aeroporto, liguei para o SAC da empresa por horas a fio, ou não completava a ligação ou caia após longa espera na linha. Fui ao aeroporto horas antes do horário previsto para embarque e não havia responsável da empresa para solucionar o problema. Mandaram ligar no SAC novamente. 

O mesmo ocorreu. Não completava a ligação pelo celular ou ligando do orelhão, atendiam e muito tempo depois, na espera, a ligação caia. Fui levada à uma sala da Gol para fazer a ligação havia acessibilidade para entrar. Fiz queixa na ANAC do aeroporto, que indicaram a procurar a gerência da GOL para solucionar o problem. Não havia gerência ou não apareceu. Perdi voo. Remarcaram para o dia seguinte indicando que aguardavam retorno do MEDIF. 

Minha reserva no hotel finalizava-se no dia 25, pois fui novamente a trabalho. Não houve nenhuma atenção e amparo da empresa aérea. Eu deveria retornar à SP dia 25/11, pois, trabalho e resido. Foram refeitos os laudos várias vezes e novas exigências apareciam, inclusive de Novo relatório medico com data atualizada e detalhado (Relatar também neste NOVO relatório medico com data atualizada-  referente a outra  doença descrita,  Saturação de oxigênio em ar ambiente, frequência respiratória, PA, Hemograma completo e Hemoglobina para que possamos analisar a possibilidade de Embarque (há um item que solicitada data da última cirurgia, no meu caso, faz quase um ano)). 

Relatei à empresa que esses relatórios eram impossíveis de adquirir, visto que resido em SPe sabemos, que mesmo aqui, não é fácil que marquemos uma consulta médica de imediato. Ainda, tanto PA, frequência cardíaca e saturação, já constavam no laudo, todas dentro dos padrões de normalidade. Mais ainda, como disse e consta nos laudos, tenho apenas deficiência física, nada mais. As intransigências da empresa seguiram e nada se resolveu até o final do dia 26/11.

 Fiz a compra de uma nova passagem aérea pela AVIANCA. Solicitei o desconto de acompanhante, que foi concedido de imediato. Solicitaram somente um simples laudo médico declarando porque a necessidade de acompanhante). Como sempre porto esses laudos, não houve problemas nenhum. Tudo se resolveu sem burocracia e com muito tranquilidade pela AVIANCA. Parabenizo essa empresa. Com relação a GOL, vou encaminhar esse relato ao MINISTÉRIO PÚBLICO, AO CONSELHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA e acionar os órgãos de defesa do consumidor para ressarcimento dos danos físicos e morais.


Mensagem de Fim de Ano



Descrição da imagem: duas crianças de mãos dadas sorrindo juntas! A menina está sentada em sua cadeira de rodas e o menino andando com suas pernas ao seu lado. 

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.

Nelson Mandela


Amigas e amigos, essa é minha mensagem de fim de ano para todas e todos, de todas as religiões, etnias, condições sexuais, gêneros, posições políticas, nacionalidades, condições sociais e econômicas, idades, cores e deficiências.

Em 2014 vamos espalhar o AMOR para afastar pra bem longe todos os preconceitos! 


Em 2014 não vamos tolerar nenhuma discriminação! Vamos cativar os seres humanos que não ainda não conhecem o significado da palavra Diversidade!!!



Descrição da imagem: cartum de Ricardo Ferraz, desenhista com deficiência física que mostra dois meninas jogando futebol. Um deles pergunta para o outro: "Zeca, o que é preconceito?". O outro responde: "Não sei, deve ser doença de adulto". Um tem as duas pernas e o outro não tem.