#GOL#DIREITO#ENGANADAA SAGA DA GOL
Em setembro deste
ano fiz a solicitação à GOL do desconto para
acompanhante (de acordo com a Resolução Anac nº 280, de no mínimo 80% na
passagem aérea do(a) acompanhante, Esse desconto deve ser concedido para compra
da passagem aérea à acompanhante da pessoa com deficiência que necessita de
auxilio para alimentação, toilletetc).
Em setembro, como agora, fiz a compra de minha passagem, a
reserva de minha acompanhante e enviei o LAUDO MEDIF preenchido pelo meu médico
do ACCAMARGO. Foi enviado o laudo pelo menos meia dúzia de vezes e em cada
momento havia uma nova exigência, inclusive de outro laudo além do MEDIF. Barraram
até mesmo minha passagem fazendo exigências absurdas. Sendo que minha
deficiência é apenas física e tenho limitações de movimento, mas estou em
excelentes condições de saúde. Já viajei inúmeras vezes inclusive em voos
internacionais sem problema algum.
Apenas enviei o laudo MEDIF, visto o direito
que temos, outorgado pela ANAC. Mas, pelo que vemos, na GOL fazem questão de
dificultar o acesso ao direito. Um mês, laudos indo e voltando, fiz a
reclamação no site “Reclame aqui “ e no dia seguinte a questão foi resolvida e
cederam o desconto.
Em outubro viajei para Aracaju, novamente e infelizmente
pela Gol. Como a empresa que e contratou, comprou a passagem de minha
acompanhante, não houve exigência, nem empecilho algum.
Agora, em novembro, fiz nova solicitação a GOL de passagem
para acompanhante para meu retorno de Salvador-São Paulo. Fui à Salvador pela
TAM, que também solicitou laudo MEDIF, mas simplificado e em menos de 24h,
aprovou o desconto de acompanhante sem burocracia.
Meu médico particular e sua assistente, preencheram os
laudos MEDIF e relatório médico para GOL exatamente igual ao que tinha sido
feito e aprovado pelo médico do ACCAMARGO, em setembro.Fiz a reserva da
acompanhante no mesmo dia de minha compra e no dia seguinte enviei os Laudos.Novamente
a saga se repetiu, inúmeras exigências e bloquearam até mesmo meu embarque.
A
Gol retornou o laudo pelo mesmo equívoco ocorrido no mês de setembro, mas que
havia sido aprovado Refizemos o laudo, porém, até o dia do embarque (25/11/2013,
9.35 AM) não houve retorno do Medif. Antes de ir para o aeroporto, liguei para
o SAC da empresa por horas a fio, ou não completava a ligação ou caia após
longa espera na linha. Fui ao aeroporto horas antes do horário previsto para
embarque e não havia responsável da empresa para solucionar o problema.
Mandaram ligar no SAC novamente.
O mesmo ocorreu. Não completava a ligação pelo
celular ou ligando do orelhão, atendiam e muito tempo depois, na espera, a ligação
caia. Fui levada à uma sala da Gol para fazer a ligação havia acessibilidade
para entrar. Fiz queixa na ANAC do aeroporto, que indicaram a procurar a
gerência da GOL para solucionar o problem. Não havia gerência ou não apareceu. Perdi
voo. Remarcaram para o dia seguinte indicando que aguardavam retorno do MEDIF.
Minha reserva no hotel finalizava-se no dia 25, pois fui novamente a trabalho.
Não houve nenhuma atenção e amparo da empresa aérea. Eu deveria retornar à SP
dia 25/11, pois, trabalho e resido. Foram refeitos os laudos várias vezes e
novas exigências apareciam, inclusive de Novo relatório medico com data
atualizada e detalhado (Relatar também neste NOVO relatório medico com data atualizada- referente a outra doença descrita, Saturação de oxigênio em ar ambiente, frequência
respiratória, PA, Hemograma completo e Hemoglobina para que possamos analisar a
possibilidade de Embarque (há um item que solicitada data da última cirurgia, no
meu caso, faz quase um ano)).
Relatei à empresa que esses relatórios eram
impossíveis de adquirir, visto que resido em SPe sabemos, que mesmo aqui, não é
fácil que marquemos uma consulta médica de imediato. Ainda, tanto PA,
frequência cardíaca e saturação, já constavam no laudo, todas dentro dos
padrões de normalidade. Mais ainda, como disse e consta nos laudos, tenho
apenas deficiência física, nada mais. As intransigências da empresa seguiram e
nada se resolveu até o final do dia 26/11.
Fiz a compra de uma
nova passagem aérea pela AVIANCA. Solicitei o desconto de acompanhante, que foi
concedido de imediato. Solicitaram somente um simples laudo médico declarando
porque a necessidade de acompanhante). Como sempre porto esses laudos, não
houve problemas nenhum. Tudo se resolveu sem burocracia e com muito
tranquilidade pela AVIANCA. Parabenizo essa empresa. Com relação a GOL, vou encaminhar
esse relato ao MINISTÉRIO PÚBLICO, AO CONSELHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA e
acionar os órgãos de defesa do consumidor para ressarcimento dos danos físicos
e morais.