segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

OCUPAR o 3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência




Queridas e queridos, estou MUITO FELIZ!!!!!


Hoje - 3 de dezembro de 2016, o meu dia, nesta data tão importante, foi assim:


1- Acordar feliz ao lado do meu marido desde 2005, me arrumar com um vestido novo lindo, caprichar na maquiagem com a auto estima lá em cima;


2- Pegar um Uber até o metrô com o FUNDAMENTAL apoio do meu marido, empurrar a cadeira de rodas com dificuldades mas coragem, passar FIRME por pessoas desrespeitosas que usam os elevadores irregularmente;



3- Pegar um táxi perto do metrô (também com a ajuda do meu marido) e chegar na Casa das Rosas para participar de um workshop maravilhoso que eu escolhi ir. Não ir em um evento sobre inclusão só porque as pessoas acham que eu deveria ir nesta data; 



4- Almoçar no Itaú Cultural com total conforto e acessibilidade física, incluindo banheiros adaptados, elevador, e exposição fantástica totalmente acessível (que eu aproveitei para dar uma olha antes de voltar para Casa das Rosas); 



5- Esperar a forte chuva passar e depois pegar um táxi acessível, melhor que eu já vi em toda a minha vida, com uma rampa perfeita e um motorista ótimo gentil.



Consegui me sentir muito bem e feliz por SER e ESTAR na sociedade e ter acesso a tudo o que precisei. Senti que meus direitos foram respeitados! Pago impostos, faço parte da cidade e do mundo, EXISTO e ninguém pode me discriminar pela minha deficiência física.

Os valores gastos ainda são bem altos porque eu não consigo usar os ônibus (devido a dores nas costas), e ainda não tenho verba para adquirir uma cadeira de rodas motorizada para conseguir andar até outro local para almoçar por um preço melhor, mas valeu muto a pena! E eu vou cada dia mais investir em minha nova carreira: ser escritora!

PS: pena que o insignificante do primeiro motorista de táxi do ponto da Av. Paulista nos recusou na cara de pau. Mas ele é um ser tão pequeno que não merece nem ser lembrado.

Texto escrito no Face dia 3 de dezembro e 2016. 



A adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 tem o propósito de não deixar ninguém para trás. “Cumpri-los exige a inclusão total e a participação de pessoas com deficiência na sociedade e no desenvolvimento”. 

“Precisamos eliminar estereótipos e discriminação que perpetuam a exclusão e construir ambientes acessíveis, inclusivos e adequados para todos (…) É necessário remover os obstáculos ambientais e comportamentais que impedem as pessoas com deficiência de exercer seus direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais”, afirmou secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. 

Dicas de leitura sobre o tema:

http://leandramigottocerteza.blogspot.com.br/2012/12/o-que-mudou-no-dia-internacional-da.html

https://nacoesunidas.org/para-dirigentes-da-onu-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-esta-no-centro-da-agenda-2030/