quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Inclusão na Universidade São Judas

Fonte: http://www.usjt.br/servicos_comunidade/sos_direito.php

O SOS DIREITO da Universidade São Judas Tadeu, localizada na cidade de São Paulo assistirá o consumidor em geral e a comunidade de pessoas deficientes num programa de orientação legislativa.
Há um bom tempo a Universidade São Judas Tadeu integra o mundo acadêmico, seu corpo discente e a comunidade em diversas atividades sociais, a fim de aumentar a atividade pragmática do aluno, mas, principalmente, atender as necessidades da sociedade carente.
Mais uma vez a São Judas sai na frente e apresenta o “SOS DIREITO”, um programa de orientação legislativa à comunidade em geral e aos portadores de deficiência física, sensorial e orgânica, dentre outras, visando facilitar o convívio sócio-comunitário. A idéia é manter um plantão com o objetivo de sanar dúvidas jurídicas, cotidianas e corriqueiras, evitando-se o aumento, cada vez mais crescente, de consultas a assitências judiciárias gratuitas das Universidades, Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, órgãos de Defesa do Consumidor, dentre outros.
A importância do atendimento à comunidade deficiente é inédita numa Universidade e de extrema importância, já que, no Brasil, segundo dados do IBGE 2007, há cerca de 14,5% de pessoas com deficiência (mais ou menos 24,5 milhões de habitantes), na sua grande maioria, desinformadas dos seus direitos, havendo uma vasta legislação infra-constitucional garantidora de prerrogativas não respeitadas pela comunidade em geral como também pelo próprio Estado.
A Universidade São Judas Tadeu manterá um professor responsável e um Corpo Discente selecionado para o atendimento pessoalmente, na própria comunidade (em locais previamente designados para palestras e trabalhos itinerantes), como também por telefone e internet.
Além do atendimento, o “SOS DIREITO” apresentará palestras quinzenais junto à comunidade, principalmente carente, discorrendo a respeito de temas polêmicos e atuais, com o objetivo de informar acerca dos seus direitos e deveres, esclarecer e solucionar dúvidas, encaminhando, se necessário, à Assistência Judiciária da Universidade São Judas Tadeu ou órgão competente.
Outra atividade importante é o trabalho itinerante mensal, onde professor e corpo discente, visitarão os locais mais longínquos da Zona Leste, na forma de plantão, esclarecendo dúvidas.
Ainda haverá a elaboração de relatórios por parte do Corpo Discente dos casos concretamente atendidos, com posterior pesquisa doutrinária e jurisprudencial, sob supervisão do professor.
O atendimento é feito às terças-feiras, das 14h às 18h ou agendado diretamente com o professor José Roberto Bolonhini Júnior.
Informações pelo telefone (11) 2799-1721.

Acompanhe aqui no Blog Caleidoscópio matéria exclusiva escrita por mim sobre a ampla política de inclusão e acessibilidade da Universidade São Judas em relação aos alunos e funcionários com deficiência. 
Leia também entrevista com responsáveis pelos projetos no campus Butantã (SP), junto com fotos e vídeos inéditos.