sábado, 12 de fevereiro de 2011

Blog: Eu, OI e ETC

A dica de hoje é o blog da minha amiga Simone Urbano.

Em "Eu, OI e ETC", ela conta como é viver com Ostegenesis Imperfecta, a mesma deficiência física que eu tenho.

Vale muito a pena seguir os ótimos relatos cheios de alegria, contados com carinho e muita experiência.

http://euoietc.blogspot.com/

Parabéns Si! Você é uma grande mulher!

Descrição da imagem: Logo da 2° Caminhada Mundial dos Portadores de Doenças Raras - 27 fevereiro de 2011 - Parque da Aclimação. Desenho estilizado de uma pessoa sentada na cadeira de rodas na frente e outra andando. Ambas tem um trevo colorido no meio do corpo. A frase sobre a Caminhada está escrita no meio do logo.

Viver a vida!

Sou Leandra Migotto Certeza. Nasci em 1977. Os médicos disseram que eu não iria sobreviver.

Já no útero da minha mãe tive várias fraturas. Minha deficiência física era desconhecida, rara e grave. Hoje, muitas crianças com Osteogenesis Imperfecta, conhecida como “ossos de vidro” vivem sem dor e com autonomia.

Eu tive mais de 50 fraturas. Andei com 5 anos, e parei aos 7. Voltei a andar e aprendi a nadar com 14, e hoje me locomovo em uma cadeira de rodas com muita independência.

Minha infância foi muito alegre. Brincava na areia, de pega-pega, e corre cotia, andando de bundinha no chão. Meus amiguinhos nunca me deixavam de fora da diversão. Dos 5 aos 6 anos, vivi doces anos de criança feliz.

Tenho 96 cm, sou jornalista desde 1999, e estou junto (desde 2005) do meu grande companheiro, Marcos dos Santos. Sou muito feliz no amor! Estou apaixonada e vou me casar no civil.

Quando tinha 7 anos estudei em uma sala especial de um colégio público que segregava os alunos com deficiência dos demais por uma grade de ferro, como se eles tivessem uma doença contagiosa. O nosso pátio era escondido, e entrávamos pelos fundos da escola.

Eu sempre tive muita força de vontade para saber crescer em um corpo 'diferente' do que a sociedade convencionou como padrão. Tive 6 namorados, e tenho muitos amigos e amigas fiéis.

A fase mais difícil da minha vida foi na adolescência. Todos os garotos sempre viravam o rosto para não me beijarem. Uma ginecologista enfiou um livro de anatomia na minha frente, e disse que eu não podia fazer nada com o meu corpo!

Contei com o fundamental apoio da família e dos verdadeiros amigos, mas ainda enfrento MUITOS preconceitos, todos os dias, por várias pessoas, e por todos os lados.

Ganhei madalhas em campeonatos de natação, desfilei 5 vezes em escolas de samba, andei de moto, viagei sozinha para o Peru, e com o meu noivo para praia, várias vezes. Fiz vários cursos, subi muitas escadas na faculdade, carreguei mochilas muito pesadas e dancei noites inteiras.

Participei sempre das baladas e festas, bebi bastante até cair, assisti muitos shows, filmes e peças de teatro, vi várias exposições de arte, e trabalhei como educadora em outras.

Fui revisora de textos, monitora educacional, colunista, repórter, atendente, recepcionista, e hoje sou jornalista, e aprendiz de escritora. Sou consultora sobre Deficiência, e ministro cursos, palestras e oficinas em empresas, escolas, centros culturais, ONGs e/ou grupo de pessoas.

Meus principais artigos estão no link: http://twixa.com/ryjMA

Recebi dois prêmios pelo meu trabalho como jornalista: um na Colômbia, por meu depoimento sobre educação para todos e todas, e outro no Peru, pelo projeto de fotos em equipe: "Fantasias Caleidoscópicas" que está no blog: http://fantasiascaleidoscopicas.blogspot.com/

Tornei-me uma forte ativista pelos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência, já fiz fotos sensuais, e coordeno um projeto sobre a sexualidade das pessoas com deficiência, um dos maiores tabus que ainda existem na sociedade.

Em fevereiro de 2010, o depoimento sobre a minha vida foi ao ar na novela "Viver a Vida", do Manoel Carlos na TV GLOBO para o mundo inteiro assistir! Os links são: http://www.youtube.com/watch?v=a9xC5DOLiQY  e http://www.youtube.com/watch?v=TyxaoaO13bA

Recebi um grande reconhecimento profissional na Universidade Federal de São Carlos: http://leandramigottocerteza.blogspot.com/2010/11/reconhecimento-profissioanal.html

Sou feita de honestidade, humildade, solidariedade, ética, companheirismo, sinceridade, amizade, simplicidade, energia positiva, força de vontade, carinho, lealdade, fidelidade, garra, corragem, e principalmente, fé no ser humano.

Sou eternamente e absolutamente contra: qualquer forma de CRIME, discriminação, preconceito (principalmente velado), racismo, homofobia, exploração, hipocrisia, injustiça, corrupção, sacanagem, enganação, falta de caráter e ética, desonestidade, maldade, traição, humilhação, hierarquia, prepotência, arrogância, maxismo, ganância, senssacionalismo, pieguiçe e falta de esperança.

Gosto muito do cheiro de terra molhada, comida feita em casa com amor, barulho de criança e bate papo de amigos, alegria e carinho de familia reunida, aventuras, novas experiências, beber vinho, pôr do sol, mar, praia, sexo, chocolate, silêncio, olhar doce de crianças e idosos, trabalhar, conversar, vibração de jovens, livros, e mais livros, falar, falar, falar, e falar, palavras e mais palavras...

Não sou melhor ou pior do que qualquer ser humano. Hoje busco minha autonomia financeira, equilíbrio emocional, paz interior e auto-conhecimento.

Sou muito auto-crítica, solidária, intensa, verdadeira, forte, 'justiceira', libidinosa, transparente, alegre, e companheira. Gosto de uma boa briga, falo pelos cotovelos, amo discutir ideias, trocar experiências, e viver cada dia como se fosse o único e o último.

Para mim a diversidade faz parte da vida!

O que mais gosto de fazer é escrever. Eu amo viver!


“Em uma estrela, um brilho

Em princípio inatingível

ofuscado pelo vidro

oprimido, impedido

Ilhado por sentido

fundo, profundo

Dentro de si mesmo.”


Leandra - 1997 à ...