quarta-feira, 10 de agosto de 2022

CURSO: "DIVERSIDADES ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA NA PRÁTICA" INICIA SUA 6° EDIÇÃO COM SUCESSO!​

O CURSO “DIVERSIDADES: ASPECTOS DA DEFICIÊNCIA NA PRÁTICA” É UM SUCESSO! LEIAM OS COMENTÁRIOS DAS TURMAS ANTERIORES:

"O curso nos possibilita conhecer e compreender conceitos e conteúdos sobre deficiências através de pessoas com deficiência, protagonistas em suas vidas e profissões. Os conhecimentos adquiridos nesse curso não se limitam à nossa prática profissional, mas à nossa vida cotidiana”- Luciana Peixoto dos Santos – Psicóloga.

"As aulas foram tão esclarecedoras, mesmo sendo completamente leiga no assunto fui apresentada com conteúdos e depoimentos incríveis que me deram as ferramentas para compreender os aspectos da deficiência e inclusão. Nota 10 com certeza! Valeu a pena! - Fernanda Tomie Icassati Suzuki “- Psicóloga.

"Este curso me atravessou e me fez voltar para diversas experiências que tive, transformando minha vivência com minha família e também no trabalho. Encontrei um corpo docente incrível e que maneja muito bem todos os diálogos e temas propostos dentro do curso. Indico muito este curso para todes que desejam ser impactados e querem entender os caminhos para fazer a diferença nos ambientes que freqüentam”Ricardo Caetano - psicólogo, educador corporativo e tradutor.

"O espaço seguro e acolhedor criado e conduzido pelas professoras é propício para a troca entre todos os participantes. Esta troca entre pessoas desconhecidas até então (em sua grande maioria) é uma experiência que carrega em si muitos ensinamentos, saber das realidades dos outros nos apresenta novas formar de pensar, sentir e agir. Além de desfazer projeções e derrubar certos preconceitos. Acredito que pensar a didática para estimular a confiança, a proximidade e a troca entre todas as pessoas presentes seja uma boa "porta" para acessar lugares a ser transformados" - Priscila Jorge do @nucleodancaaberta

"Achei importante entender como o capacitismo é estrutural, assim como o racismo. Acho que o modo de as pessoas se verem e verem às outras pode mudar, mas que o encontro é o lugar da mudança, portanto a acessibilidade que permitiria mais encontros precisa ser muito mais garantida. Desse modo, teríamos muito mais diversidade circulando em todos os lugares, tornando a diferença muito mais corriqueira, mais familiar, permitindo que seja vista como verdadeira riqueza, e não como problema. O problema não é a deficiência! O problema é a falta de acessibilidade, portanto o problema está na sociedade. O isolamento é que é o problema, não a deficiência” - Neca Zarvos do @nucleodancaaberta

"Antes de iniciar o curso, achamos que conhecemos tudo, que já aprendemos tudo, mas é apenas com as conversas do curso, com a troca de experiências divididas, que conhecemos diferentes histórias e percebemos o quanto ainda somos leigos, e o quanto ainda nos cabe conhecimento. Enfim, além de riqueza em conhecimento, sabedoria, também foi importante pelas amizades na turma que acabei adquirindo e mantendo para a vida" - Marcela Fagundes - fotograda @marcelabfagundes.

"Este curso superou minhas expectativas. Foi, sem dúvida, um dos melhores que já fiz com essa temática. Um conteúdo muito rico e abrangente foi compartilhado conosco. As aulas eram profundas e passavam voando. As trocas que rolaram foram muito significativas para mim, me fizeram repensar algumas ideias preconcebidas já cristalizadas sobre o assunto. Posso dizer que botamos vários bichos para fora, pois falar sobre preconceito, exclusão, discriminação e dívida histórica é urgente e causa revolta. É lamentável termos que discutir isso. E isso, no curso, também foi muito interessante porque, apesar da seriedade dos temas abordados, as quatro ministrantes, conduziram os encontros com excelência e bom humor. E com muita generosidade e empatia abraçaram a diversidade da turma. Somos seres em evolução porque assim queremos, aprendemos diariamente, cada pessoa no seu ritmo. Estamos juntas. Estamos juntos e juntes. E assim precisa ser para que uma grande transformação aconteça. É sobre sair da zona de conforto. É sobre abalar as estruturas todas. E respeitando o lugar de fala de cada ser, é sobre lutarmos lado a lado por equidade, respeito e igualdade de oportunidades. Pois como diz um provérbio africano: "Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quer ir longe, vá acompanhado" - Helena de Jorge Portela - Artista - Curitiba-PR - @helenadejorge


DIFERENCIAL: Segue à risca o lema "NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS!"
Somos todas pessoas com deficiência, cada uma com sua particularidade e juntas fazemos o teu cerebelo dar voltas em torno do assunto DEFICIÊNCIA!

CONTEÚDO: Apresentar os conceitos de (acessibilidade física, comunicacional, e atitudinal, educação para todos e todas, anti-capacitismo, processos de segregação, exclusão, integração, inclusão, anti-inclusão, identidade e terminologias, Direitos Humanos, legislações internacionais e nacionais), e Refletir sobre os principais tabus, estigmas, preconceitos e discriminações em relação às questões psicológicas e sociais da condição de deficiência.

PROFESSORAS: Julia Paladino - (educadora) @jupaladin, Leandra Migotto Certeza (jornalista e consultora) @leandracaleidoscopica, Shirley Menezes (psicóloga) @pshirleyrmenezes e Estela Lapponi (artista) @estelapponi

6° Edição tem início em 13/09/2022 até 06/10/2022 com aulas on line ao vivo e amplo material de pesquisa disponibilizado em drive.

AGUARDE NOVA TURMA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2023!!



#pratodesverem: Colagem de 4 fotinhas do rosto de 4 mulheres (Leandra, branca de olhos e cabelos castanhos, Shirley, preta de olhos e cabelos pretos, Julia, branca de olhos e cabelos castanhos, e Estela, branca de olhos e cabelos pretos) e no centro das fotos está a logo do Instituto Sades Sapientiae (onde aparecem círculos um dentro do outro na cor azul e abaixo escrito o nome do instituto).