sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Encontro Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Avanços, Desafios e Participação da Sociedade Civil

Caros amigos e caras amigas,

É com muito orgulho que faço parte da equipe de consultores da Conectas - Direitos Humanos durante este importante encontro: http://www.conectas.org/index.php/Noticias/view?n=704

Serei responsável pela compilação em texto dos relatos das discussões e palestras, além de realizar entrevistas em vídeo com os participantes.

Estou muito feliz por prestar serviços em uma ONG que me acolheu com tanto carinho em duas edições do Colóquio Internarcional de Direitos Humanos em 2004 e 2009, viabilizou a publicação de um importante artigo, e possibilitou contatos com ativistas sociais, que me proporcionaram a oportunidade de apresentar um projeto no exterior.

A maravilhosa equipe de profissionais e voluntários sempre estiveram à disposição para garantir acolhimento, atenção, segurança e conforto em todos os momentos dos nossos encontros. É uma grande satisfação fazer parte desse 'time' de amigos após anos de conquistas juntos.

Sou muito grata por crescer ao lado da Conectas!

Sociedade civil e representantes de governo debatem direitos das pessoas com deficiência no Brasil

RIADIS e Conectas organizam encontro que reúne diversos setores da sociedade pela garantia de direitos desse grupo

De acordo com o Censo de 2000, 24,5 milhões de brasileiros (14,5% da população nacional) têm alguma deficiência. Desse total, quase 30% é miserável e têm escolaridade inferior a um ano1. Infelizmente, no Brasil, deficiência e desigualdade caminham juntos.

Diante dessa realidade, RIADIS (Rede Latino-Americana de Organizações não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias) e Conectas Direitos Humanos organizam o encontro "Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - Avanços, Desafios e Participação da Sociedade Civil" entre os dias 17 e 19 de novembro, em São Paulo.

Um dos objetivos do evento é fortalecer o trabalho entre diversos setores da sociedade pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Em 2008, o Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) da ONU, dando os primeiros passos para a formulação de leis e políticas públicas específicas.

No encontro, representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, órgãos da ONU e governo brasileiro terão a oportunidade de debater os avanços, desafios e a participação da sociedade civil e do Estado no processo de aplicação das recomendações da CDPD nos últimos anos.


1. Dados da pesquisa Relatos da Deficiência no Brasil
, realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria coma Fundação Banco do Brasil (2003)

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
Avanços, Desafios e Participação da Sociedade Civil

De: 17 a 19 de novembro de 2010
Hotel Jaraguá - Rua Martins Fontes, 71 - Centro, São Paulo.

Leiam os textos que escrevi sobre os encontros anteriores:

Deficiência é pouco abordada em Colóquio Internacional de Direitos Humano: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=13761

Olhar sentinela: a pessoa com deficiência nas metas de desenvolvimento do milênio: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=13763

Informe Alternativo do Brasil - "Da invisibilidade à transparência" - A Inclusão da Deficiência nas Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU:

Parte 1: http://www.saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=17383

Parte 2: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=17420

A jornalista peruana Maria Esther participou do VI Colóquio Internacional de Direitos Humanos e foi responsável pela oficina: "Trabalhando em rede contra a discriminação na América Latina - a experiência da rede DiálogoDH": http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=13837


Reconhecimento profissional


Queridas e queridos,

Olá! Como vão? É com muita alegria e emoção que publico mais um importante reconhecimento profissional. Para quem acompanha a minha trajetória, além dos trabalhos que fiz (ver currículo ao lado) recebi dois prêmios internacionais, fui responsável por uma revista sobre educação durante os últimos 7 meses, e agora continuo a minha carreira como consultora.

Todo esse processo só foi possível devido ao imenso apoio, grande dedicação e incondicional amor que a minha adorável família e amigos sempre me proporcionarem com carinho. Para quem me viu caber na 'palma de uma mão' e ter os dias contatos pelos médicos, deve ser bem significativo saber, que fizeram parte da minha história de sucesso, pela garra e determinação que sempre tiveram ao acreditar em meu potencial.

Cada um e uma sabem do papel determinante que têm em minha vida! Vocês são extremamente especiais porque são únicos e únicas! Tenho as melhores lembranças de cada momento que vivemos e de como foram importantes para o meu crescimento profissional e pessoal.

Agradeço, do fundo do meu coração, por cada gesto de carinho, apoio financeiro, e incentivo durante 33 anos. Espero continuar proporcionando mais alegrias para muitas pessoas, pois não sou pior ou melhor do que ninguém. E tenho MUITO o que aprender ainda! Apenas sigo o meu caminho com humildade e alegria, pois a vida é um desafio trágico e gostoso que eu amo! Sou FELIZ!

Beijos estalados e abraços apertados,



São Carlos, 11 de novembro de 2010.

Em 29 de outubro de 2010 contamos com a presença da jornalista Leandra Migotto Certeza que proferiu a conferência de encerramento da XVI Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, no campus de São Carlos, SP. O tema de sua conferência foi “Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos”.

Os recursos utilizados pela conferencista trouxeram dinamicidade e tornaram a conferência mais interativa e rica, pois a mesma utilizou-se de vídeos breves, apresentação de imagens para reflexão, bem como de slides contendo as principais idéias de sua apresentação.
Durante toda a conferência a platéia foi convidada a se colocar, a dar suas opiniões, o que possibilitou a troca de impressões e uma maior aproximação entre conferencista e espectadores, que não foram ouvintes passivos, mas sujeitos ativos naquela conversa.
Leandra desenvolveu de maneira clara, concisa e bem ilustrada o conceito da deficiência como um dos aspectos da diversidade humana, assim como gênero, etnia, condição social, faixa etária, orientação sexual, nacionalidade, religião, cultura, opinião política e até mesmo filosofia e estilos de vida.

Na sua conferência foram problematizados os estereótipos sociais da pessoa com deficiência, onde ora aparece como heroína, ora como vítima de uma tragédia pessoal e portanto merecedora da caridade. Para romper com esses estereótipos é necessário incluir a questão da cidadania, da dignidade humana e dos direitos das pessoas com deficiência.
Nesse sentido foram trazidas informações fundamentais como o panorama mundial das pessoas com deficiência, a Convenção Internacional dos direitos das pessoas com deficiência (da qual o Brasil é signatário), a importância do desenho universal e da equiparação das oportunidades na inclusão das pessoas com deficiência de forma efetiva na vida social.

Leandra tem uma grande capacidade de se comunicar com o público pela sua simpatia e clareza de idéias, e o fato de ser uma pessoa com deficiência com uma trajetória bem sucedida na vida escolar, afetiva e profissional traz grande autenticidade à sua apresentação, pois seu discurso reflete sua experiência de vida.
Dessa forma, uma conferência sobre esse tema proferida por uma pessoa sem deficiência talvez não tivesse a mesma força e o mesmo impacto junto aos espectadores, que certamente saíram deste encontro bastante mobilizados acerca da temática apresentada.


Stella Maris Nicolau

Docente do curso de Terapia Ocupacional da
Universidade Federal de São Carlos
Coordenadora da XVI Semana de Estudos em
Terapia Ocupacional da UFSCar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Terapia Ocupacional
Rod. Washington Luís, Km.235-C.P.676-CEP 13565-905-São Carlos-S P
Tel./Fax: (0xx16) 3351-8342 - Tel: (0xx16) 3351-8342 e 3351-8344

Descrição da imagem: logo da UFSCar com a carta.