quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Papai Noel existe?

Recordar é viver!!! Que saudade da minha família do coração!!! 


É muito emocionante reler esta doce crônica sobre um sentimento tão forte e marcante que ficará pra sempre em minha alma... Que aperto no coração quando sinto a falta da amada Jéssica... O maravilhoso é relembrar sempre de seu sorriso nos iluminando lá do céu com doçura e alegria.  

Dia 12/12/09 já ficou para história do movimento social brasileiro. Amigos e amigas, de todas as idades, unidos por um único ideal: SER FELIZ. Comemorar a DIVERSIDADE humana que faz parte da VIDA.

Por Leandra Migotto Certeza*Fotos: Marcos dos Santos, Leandra e amigos.








Descrição da imagem: o pátio da escola todo decorado com as pessoas almoçando felizes.

Enchentes. Gritos. Desespero. Apelo. Solidariedade. Amizade. Tranqüilidade. E lá vem o Natal de novo. Fim de ano tumultuado esse... Quase perdi o noivo! (que horror!). Crianças desabrigadas. Histórias de vidas interrompidas. Corações renovados, graças ao amor entre os seres humanos. Almoço comunitário. Ajuda mútua. E todos foram salvos.

Os Governos (infelizmente, ainda salvo raríssimas exceções) continuam demagogos, hipócritas, nojentos, corruptos e desonestos. Ainda bem que, felizmente, poucas mais ilustres pessoas de, literalmente, alma lavada, sabem que o único e verdadeiro significado da vida é: sermos solidários!

O almoço de Natal da ABSW - Associação Brasileira de Síndrome de Willians, mais uma vez, cativou o coração de quem ainda está apenas descobrindo porque vive no Planeta Terra; e coroou aqueles que todos os anos trabalham 365 dias por um mundo mais justo.

Muitas mãos, pernas, pés, cabeças, olhos, bocas, corações e espíritos cozinharam cada alimento com tanto carinho. Muitos outros dedos, mentes, braços e almas serviram as mais de 50 pessoas que desfrutaram de um delicioso cardápio preparado dias antes, depois de muito suor.

Arroz primavera lindo; batatas coradas macias; saladas variadas coloridas; molhos suculentos; torradinhas picantes; e a estrela do dia: carne assada, derretendo de tanto sabor. Para completar refrigerantes, cervejas, melancias e abacaxis, servidos sempre com todo o cuidado. Além, é claro, do cheiroso café! O bolo de chocolate derretia na boca e iluminava o olhar das crianças...






Descrição da imagem: saladas variadas e coloridas na mesa decorada.

Para mim e meu noivo é sempre um dos momentos mais marcantes de nossas vidas. Mas desta vez foi especial. Teve sabor de renovação! Os problemas foram muitos, e as dificuldades estão só começando, depois da revira-volta de nossa vida. Sair de lá com as pilhas recarregadas foi fundamental.

A energia foi tão contagiante que o meu noivo ajudou na decoração, enquanto eu descansava um pouco me recuperando do tombo que levei no meio do mês de novembro. Oito dias internada no hospital, e eu já estava firme e forte pronta para ajudar no que fosse possível. Adoro a presidente da ABSW, Jô Nunes, e sua incansável “tropa da alegria”! Êta mulher guerreira! Sua história de vida é um capítulo a parte...
Descrição da imagem: eu a Jô, uma das minhas ‘ídalas’!
Dia 12/12/09 já ficou para história do movimento social brasileiro. Amigos e amigas, de todas as idades, unidos por um único ideal: SER FELIZ. Comemorar a DIVERSIDADE humana que faz parte da VIDA. Para isso, a Escola Municipal de Educação Infantil Ignácio Henrique Romero, no bairro de Moema na cidade de São Paulo, novamente, foi toda decorada, delicadamente, com muito brilho.

Suas confortáveis e práticas instalações, gentilmente cedidas pelas suas generosas diretoras (em especial a Hughetti), são o palco do show da vida, que a cada ano é sempre mais bem iluminado. Placas por todos os lados indicando onde é o banheiro (muito bem cuidado); o bazar solidário dos “Amigos da ABSW” (com lindos presentes arrumados com todo o capricho); as lindas prendas das rifas vendidas por voluntários dedicados (em especial Edson Natali), e onde se comprava as bebidas e depositava o material reclicável depois de usado. Tudo no seu devido lugar.

Descrição da imagem: eu e o meu noivo, Marcos, muito felizes!

Cada mesa com sua arvorezinha de Natal, toalhas coloridas e rendadas, pratos e copos decorados, arrumados com graça e leveza. Eu ajudei a dar brilho às cadeiras, colocando papéis dourados nos encostos.
As maravilhosas voluntárias e os carinhosos voluntários - em sua maioria, pais e amigos de pessoas com síndrome de Willians - estavam por toda parte, sempre prontos para estender uma mão amiga. Eu também ajudei a limpar os pratos novos, comprados especialmente para esta importante data. A grande mesa onde o almoço é servido também foi cuidadosamente decorada. Bandejas estavam à disposição para aqueles que precisassem de ajuda para comer.

Faz mais de três anos que eu e meu noivo participamos deste encontro, mas ainda ficamos impressionados com a organização, competência, agilidade, dedicação, carinho, cuidado e amor, com que tudo é preparado por tantas e diferentes pessoas ao mesmo tempo.

E como o tempo voa. Chegamos às 9hs e ao meio dia tudo já estava pronto. As pessoas foram chegando com total segurança, transportadas por vans da Prefeitura de São Paulo, que sempre prestigia e apóia os encontros da associação. Os motoristas, sempre simpáticos, brincam com as crianças, e ajudam cada um a encontrar um lugar bem confortável para começar a festa.










Descrição da imagem: Alex de pé! E seu amigo, filho da Silvana, da família ABSW.

Vou depressa até a cozinha para ver como andam os preparativos. Minha intenção é fotografar o crucial e primoroso trabalho das cozinheiras em ação. Ledo engano. Elas já terminaram tudo e estão prontas para servirem o almoço. O que aconteceu? A fadinha passou por aqui?

Não. Os sorrisos largos e gostosos, e os olhares profundos e amáveis, mostram o segredo de tanta competência: UNIÃO! A mais simples (e tão esquecida nos dias de hoje), verdadeira união! Ela realmente faz a força. E que força! Está tudo limpo e arrumado. Só esperando as louças usadas chegarem para serem também rapidamente lavadas e arrumadas novamente. Consigo apenas captar algumas imagens, e muitas lágrimas escorrem pelo meu rosto.










Descrição da imagem: voluntárias maravilhosas da cozinha.

Segura o choro Leandra. O turbilhão de emoções está só começando... Amigos queridos sempre comparecem e novos aparecem. E assim a família cresce. O som rola solto... É rock pesado, misturado com dance music e um pouco de MPB (bem pouco, para minha ‘tristeza’). Afinal, os anfitriões da festa são garotos e garotas com os hormônios a flora da pele. Beijos e abraços por todo lado. O amor está no ar.

Namorados e namoradas esperam ansiosos o momento de se reencontrarem para reafirmarem declarações de amor acaloradas de paixão. Jéssica e Tiago seguram o microfone e gritam bem alto que se amam. Mostram ao mundo que ter uma deficiência intelectual não os impedem de ser felizes, muito mais do que inúmeras pessoas rabugentas que vivem se odiando, sem ter uma única unha encravada no dedão do pé.










Descrição da imagem: Jéssica e Tiago, o casal mais apaixonado que eu conheço.

Agora é a vez de outro casal de jovens, Karine e Leandro, com síndrome de Willians deixar o seu recado: o amor salva o mundo das guerras e dos preconceitos! A vida é muito mais simples do que nossa vã filosofia idiota pensa. Basta apenas viver a vida cada dia, como se fosse única. Aproveitar o momento presente, sem se esquecer que a perfeição nunca existiu, e o ser humano é rico por sua diversidade inata.










Descrição da imagem: Bruna e Willian, um lindo casal de namorados com Síndrome de Willians.










Descrição da imagem: Leandro e Karine, outro lindo casal de namorados com Síndrome de Willians.

Depois dessa lição de vida, a festa atinge o seu ponto mais alto. O Papai Noel chegou! O cenário é um sonho: casinhas de boneca coloridas em um lindo jardim. Debaixo de uma árvore, ele chama todos e todas para acreditarem em seus sonhos... Os presentes são cuidadosamente distribuídos com muito carinho.

Chamados pelo nome, os jovens e crianças da associação sentem o valor que tem, e a diferença que fazem no mundo. São especiais, não porque têm uma deficiência, mas por serem gente boa que sabem viver e ser feliz, exatamente como são: únicos.










Descrição da imagem: crianças sem deficiência abrindo seus presentes de Natal. Inclusão é isso!









Descrição da imagem: Mel (com síndrome de Willians) e Alex (com Osteogenesis Imperfecta) mostram que criança não tem preconceito e brincam juntos felizes com seus novos presentes.

Cada carrinho, bola, boneca, ursinho de pelúcia, camiseta, colar, pulseira e livro vão para o seu novo dono e dona. Foram escolhidos, comprados e doados por papais e mamães noéis sempre muito atentos aos gostos de cada um. Ninguém resiste a dar um beijo e posar para uma foto ao lado do Papai Noel, principalmente, os adultos que nessas alturas estão chorando de tanta alegria.

Eu e o meu noivo Marcos, também revelamos nossas eternas e saudáveis crianças dentro de nós. As fotos ficarão para sempre em nossas recordações. E eu até ganhei um presente porque Papai Noel existe sim! O nosso tem Síndrome de Donw e um olhar indescritivelmente único!
Feliz Natal e um Ano Novo repleto de SOLIDARIEDADE.


Descrição da imagem: eu feliz da vida ao lado do Papai Noel.

PS: eu esqueci de dizer que depois de tudo isso, a ‘fadinha’ passou de novo, e a escola voltou a ser só uma escola, cheia de risadas e lágrimas ecoando pra sempre entre suas paredes... Parabéns a todas e todos (aqui registrados ou não), importantes e fundamentais para que em 2010, tudo aconteça novamente.

Muitas outras fotos estão nos links:
Conheça a ABSW e saiba como fazer parte dessa grande familia sendo voluntário!
http://www.swbrasil.org.br/




*Leandra Migotto Certeza é jornalista e repórter especial da Revista Síndromes. Ela tem deficiência física (Osteogenesis Inperfecta), é assessora de imprensa voluntária da ABSW, consultora em inclusão e mantém o blog “Caleidoscópio – Uma janela para refletir sobre a diversidade da vida” - http://leandramigottocerteza.blogspot.com/. Conheçam os modelos de palestras, oficinas, cursos e treinamentos sobre diversidade, realizados em empresas, escolas, ONGs, centros culturais e grupos de pessoas no site: https://sites.google.com/site/leandramigotto/