terça-feira, 16 de março de 2021

CURSO - Diversidades: Aspectos da Inclusão na Prática

 

Descrição da imagem: logotipo do Instituto Sades Sapientiae onde aparece uma imagem de um círculo dentro do outro na cor azul. Abaixo está escrito Sades Sapientiae em letrar na cor cinza.  


Objetivos:

Abordar de forma introdutória - por meio de depoimentos, experiências, estudos técnicos e teorias - os principais aspectos do movimento histórico e social de inclusão das pessoas com deficiência nas áreas educacionais, psicológicas, laborais e artísticas. 


Duração:

06/04/2021 a 29/04/2021.

Horário:

terças e quintas-feiras, das 19hs às 21hs ministrado ao vivo (de forma remota) com a participação das professoras e alunos via internet. (Google Meet). 


Corpo docente: 

Júlia Paladino -  https://www.facebook.com/julia.paladino.96

Leandra Migotto Certeza -  https://www.facebook.com/leandra.migottocerteza  

Estela Lapponi -  https://www.facebook.com/estela.lapponi

Shirley Meneses - https://www.facebook.com/shirley.rma


Conteúdo:

Abertura


Módulo 1 – Facilitadora Leandra (jornalista e consultora) https://www.instagram.com/leandracaleidoscopica/– Qual foi o processo histórico da Exclusão, Integração, Inclusão até o atual Modelo Social da Deficiência?


Módulo 2 – Facilitadora Julia https://www.instagram.com/jujupaladino/ (pedagoga e coordenadora do curso) – Quais as diferenças entre Educação Especial e Educação Inclusiva?


Módulo 3 – Facilitadora Shirley (psicóloga) https://www.instagram.com/shirleyrmenezes/– Tabus, estigmas, preconceitos e discriminações em relação às condições psicológica e social de deficiência.


Módulo 4- Facilitadora Estela 
https://www.instagram.com/estelapponi/ (performer e videoartista) – Movimentos artísticos e culturais com foco na diversidade humana.


Encerramento e avaliação.


Estratégias: 


Atividades participativas por meio de aulas ao vivo, compartilhamento de textos, vídeos e áudios; além de conversar em grupo.


Curso ministrado por profissionais com deficiência, de acordo com o lema do movimento “Nada sobre nós sem nós”, e do protagonismo e lugar de fala de quem vivencia a exclusão e a inclusão social.


INSCRIÇÕES LIMITADAS ATÉ 30 DE MARÇO: https://sedes.org.br/site/cursos-sedes/codigo-8579/