segunda-feira, 6 de julho de 2009

Saudade...

Tia Heleninha

Por Leandra Migotto Certeza

Biscoitos crocantes com canela, licor de ameixa, gatinhos, plantas, muito carinho e rizadinhas. É assim que me recordo de Tia Heleninha, como seu filho carinhosamente chamava sua doce mãe, Helena. Meu tio materno, filho de Helena, é meu segundo pai, e sua mãe, uma pessoa muito especial que eu tive o prazer de conhecer.

Quando a visitava em sua linda casa, o que mais gostava era ouvir algumas histórias que contava sobre seus filhos. Tia Heleninha falava pouco, mas sempre tinha um farto sorriso no rosto quando me via. Dizia que eu trazia alegria para ela. Os momentos que desfrutamos juntas foram muito gostosos, e eu nunca vou me esquecer deles.

Professora Helena era uma mulher tímida e muito carinhosa com os amigos, que sempre a visitavam. Adorava juntar todos para os demorados almoços ou lanches, em sua casa, cheia de muito verde e ar puro. Sempre contava com um grande orgulho do barco que o filho está construindo em seu jardim, e ria das minhas aventuras com sua filha pelos bares de São Paulo.

Eu dormi em sua casa algumas noites, e sempre fui muito bem acolhida. Ainda adolescente, eu ficava encantada com tantas fotos da família nas paredes, tapetes e almofadas diferentes, e móveis antigos. Sua casa era aconchegante. Tia Heleninha parecia ter um olhar distante, mas um sorriso fácil, quando os amigos se aproximavam dela.

Lembro do cheiro dos biscoitos que eu devorava; do licor que eu sempre levava para casa; dos gatinhos fofos correndo pela sala; e do sapatinho de lã colorido, tricotado por ela, e que ainda aquecem meus pés. Lembro também que ela gostava de ficar, às vezes, quietinha ao meu lado sem dizer uma só palavra. Nossos olhares eram suficientes...

Hoje recebi a triste notícia que Tia Heleninha foi embora e nunca mais vou poder vê-la. Ela ficará em meu coração para sempre, assim como todo o carinho que sempre transmitiu às pessoas.
Sentirei a sua falta sempre que for até Caucáia porque ela não estará mais lá, arrumando suas plantinhas. O que me conforta é que cada flor que ela plantou continuará exalando o doce perfume das suas mãos macias. E o gosto de seus biscoitos deliciosos ficará para sempre em minha boca.
Descrição das imagens: no canto superior esquerdo está um lindo botão de rosa vermelha; e no canto inferior direito, um gatinho malhado, muito fofo, tirando uma soneca.