quarta-feira, 1 de maio de 2013

Exemplo de empresas inclusivas


Panettone com gosto de cidadania

Fonte: Rede SACI em 2/11/2003

Bauducco cumpre a Lei de Cotas e pretende contratar mais pessoas com deficiência

Leandra Migotto Certeza*

A Bauducco tem orgulho em contar as histórias de vida dos 23 funcionários com deficiência mental contratados com registro em carteira, e dos 20 estagiários, além dos com alguma deficiência auditiva. Antes da Lei 8.213/91 começar a ser colocada em prática, a empresa já tinha funcionários com deficiência em seu quadro. E desde abril desse ano ampliaram a contratação com a parceria da APAE-SP. Mais de trinta milhões de panettones têm o selo "Parceiros pela Inclusão" concedidos pela associação. Segundo os gerentes de recursos humanos é uma parceria comprometida com a cidadania. Todos os funcionários com deficiência mental são monitorados pelos profissionais da APAE e avaliados de acordo com o seu desempenho. Quando é necessário, realizam mudanças de posto, reforço na qualificação e/ou desligamento da empresa.

"Não agimos de forma assistencialista, e os reencaminhamos à APAE quando necessário. Esse trabalho tem sido muito gratificante, pois cada ano que eles trabalham na empresa equivale a três dentro da associação. Eles evoluem muito exercendo a cidadania. Os deficientes mentais se comunicam com os auditivos sem nenhum problema. Isso é inclusão", afirmou Célia Granata - coordenadora de recursos humanos da Bauducco. A empresa valoriza a diversidade natural do ser humano como a forma mais verdadeira de enriquecer as relações entre as pessoas. Acreditam que aprendem mais do que ensinam, pois existem funcionários com deficiência com tanto empenho para o trabalho que às vezes até ultrapassam a produção diária dos outros sem deficiência. Além disso, a maioria dos funcionários deficientes, além de receber todos os benefícios da empresa igualmente, tem como principal fonte de renda familiar o salário conquistado na empresa.

"As famílias ficam muito felizes com essa oportunidade de independência dos seus filhos e começam a acreditar mais no potencial deles. Todos os problemas que encontramos foram resolvidos com profissionalismo e não assistencialismo", afirmou Célia. Além da parceria com a APAE-SP, a Bauducco pretende estender as contratações à pessoas com deficiência física e visual, em conjunto com o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência e com a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo. Todos os funcionários deficientes mentais e/ou auditivos trabalham em diversos setores da fábrica e não ficam segregados em um só. A Lei 8.213/91 já está cumprida com 10% dos funcionários com deficiência, porém a empresa continuará contratando esses funcionários sempre que disponibilizar vagas compatíveis com a qualificação deles. "É um trabalho acima de tudo social", concluiu Célia.

Informações: Bauducco - e-mail: celiac@bauducco.com.br ou tel: (0xx11) 6421-9497.

Nenhum comentário: