quinta-feira, 24 de março de 2011

Pessoas com cegueira conseguem ler textos em formato PDF?

Aula 2 do Curso Inclusão de Pessoas com Deficiência em Cenários de Diversidade:


Atividade:

Texto para leitura:


Coexão social: um enfoque INCLUSIVO!
Inicio o meu comentário sobre o artigo "Coesão social: um enfoque conceitual"(http://www.eclac.org/publicaciones/xml/4/29354/Cap2Cohesionpr.pdf),  questionando se os alunos com cegueira conseguem ler um texto em PDF. Segundo informações de amigos meus com deficiência visual, acredito que ainda não. Então, como um curso sobre educação inclusiva pode falar de percencimento? 
Para se garantir que as pessoas com deficiência (adquiridas ou não) consigam sair da invisibilidade, passando pela transparência, e finalmente, conquistanto o direito de exercer sua cidadania é preciso que as leis saiam do papel e passem para ações práticas, a começar pelo setor acadêmico. 
Tanto a teoria como a prática precisam ser realmente inclusivas, pois ainda é notório a falta de abordagem da deficiência como uma das 'variáveis' da discriminação. Por que quando se fala em grupo sociais, esquece-se da deficiência, citando apenas a etnia, idade, gênero e credos religiosos? Também é notável a exclusão da orientação sexual, entre as mesmas variáveis.
Por isso, afirmo que é preciso um grande aprofundamento da consciência das pessoas que se dizem defensoras dos Direitos Humanos para aprenderem a falar por todos e todas e não somente pela minoria das minorias.
Para ilustrar meu pensamento, basta apenas reler o trecho do artigo em estudo:
Por último, a cidadania está vinculada ao sentido de pertencimento na confl uência entre igualdade e diferença. Nesse ponto é necessário conjugar a maior igualdade de oportunidades com políticas de reconhecimento. O pertencimento é construído não só com maior eqüidade, mas também com maior aceitação da diversidade.
Não pode haver um “nós” internalizado pela sociedade, se essa mesma sociedade invisibilizar identidades coletivas, seguir práticas institucionalizadas ou cotidianas de discriminação de grupos definidas por diferenças sociais, geográficas, de gênero, idade e etnia, ou perpetuar lacunas sociais vinculadas a diferenças de etnia, gênero, idade e credos religiosos.

Nenhum comentário: