terça-feira, 21 de outubro de 2008

O que é Acessibilidade na Web?

Acesso à Internet por todos
Por Planeta Educação - 20/10/2008

Acessibilidade na internet ou acessibilidade na web significa permitir o acesso à web por todos, independente de tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com deficiências.
A acessibilidade na web beneficia também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de tecnologia assistiva e de acesso móvel.

A acessibilidade na web engloba: - Sítios e Aplicações web: onde as pessoas podem perceber, compreender, navegar e interagir. - Navegadores, media players, puglins: que podem se usados efetivamente por pessoas com deficiências e que funcionem bem com tecnologias assistivas utilizadas por algumas pessoas com deficiência, para acessar a web. - Ferramentas de autoria web e outras tecnologias que envolvem a web: utilizadas para produção de conteúdo web e outras funções.

O conteúdo das páginas e as ferramentas devem estar preparados com acessibilidade. Os autores de conteúdo de páginas web e ferramentas devem ter em mente a diversidade do público. Muitos usuários podem, total ou parcialmente, não ver, ouvir, mover ou processar facilmente algum tipo de informação. Outros podem utilizar-se apenas do teclado para navegar. Muitos podem, ainda, utilizar-se de navegador textual.

Acesso à Web e Tecnologia Assistiva - Este item aborda como as pessoas com deficiência acessam a web, exemplos de barreiras ao acessar páginas e o uso de tecnologia assistiva (tecnologia de apoio).

Deficiência Visual - Cegueira - Para acessar a web, muitas pessoas cegas utilizam o leitor de tela. Alguns usuários usam navegadores textuais como o Lynx ou navegadores com voz em vez de utilizar um navegador comum (navegador com interface gráfica). É muito comum as pessoas cegas se utilizarem da tecla "tab" para navegar somente em links ao invés de ler todas as palavras que estão na página. Deste modo eles têm uma rápida noção do conteúdo da página ou podem acessar o link desejado mais rapidamente.

Leitor de tela: é um software que lê o texto que está na tela do microcomputador e a saída desta informação é através de um sintetizador de voz ou um display Braille - o leitor de tela "fala" o texto para o usuário ou dispõe o texto em Braille através de um dispositivo onde os pontos são salientados ou rebaixados para permitir a leitura.

Navegador textual: é um navegador baseado em texto, diferente dos navegadores com interface gráfica onde as imagens são carregadas. O navegador textual pode ser usado com o leitor de tela por pessoas cegas e também por pessoas que acessam a internet com conexão lenta.

Navegador com voz: é um sistema que permite a navegação orientada pela voz. Alguns possibilitam o reconhecimento da voz e a apresentação do conteúdo com sons, outros permitem acesso baseado em telefone (através de comando de voz pelo telefone e/ou por teclas do telefone).

Exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página: - Imagens que não possuem texto alternativo. - Imagens complexas. Exemplo: gráfico ou imagem com importante significado que não possuem descrição adequada. - Vídeos que não possuem descrição textual ou sonora. - Tabelas que não fazem sentido quando lidas célula por célula ou em modo linearizado. - Frames que não possuem a alternativa "noframe", ou que não possuem nomes significativos. - Formulários que não podem ser navegados em uma seqüência lógica ou que não estão rotulados.
- Navegadores e ferramentas de autoria que não possuem suporte de teclado para todos os comandos. - Navegadores e ferramentas de autoria que não utilizam programas de interfaces padronizadas para o sistema operacional em que foram baseados. - Documentos formatados sem seguir os padrões web que podem dificultar a interpretação por leitores de tela.

Baixa Visão - Para acessar a web, algumas pessoas com deficiência visual parcial usam monitores grandes e aumentam o tamanho das fontes e imagens. Outros usuários utilizam os ampliadores de tela. Alguns usam combinações específicas de cores para texto e fundo (background) da página, por exemplo, amarelo para a fonte e preto para o fundo, ou escolhem certos tipos de fontes.

Ampliador de tela: é um software que amplia o conteúdo da página para facilitar a leitura.
Exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página: - Páginas com tamanhos de fontes absoluta, que não podem ser aumentadas ou reduzidas facilmente. - Páginas que, devido ao layout inconsistente, são difíceis de navegar quando ampliadas por causa da perda do conteúdo adjacente. - Páginas ou imagens que possuem pouco contraste. - Textos apresentados como imagens, porque não quebram as linhas quando ampliadas. - E existem outras barreiras, como as apresentadas para pessoas cegas, dependendo do tipo e extensão da limitação da visão.
Daltonismo - O daltonismo refere-se à falta de percepção a certas cores. Uma das formas mais comuns do daltonismo inclui a dificuldade de distinguir entre as cores vermelha e verde, ou amarelo e azul. Algumas vezes o daltonismo resulta em não perceber as cores. Para acessar a web, algumas pessoas personalizam as cores da página, escolhendo as cores das fontes e do fundo.

Exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página: - Quando a cor é usada como único recurso para enfatizar o texto. - Contrastes inadequados entre as cores da fonte e fundo. - Navegadores que não suportam a opção para o usuário utilizar sua própria folha de estilo.
Deficiência Auditiva - Algumas pessoas surdas têm como primeira língua, a língua de sinais e podem ou não ler fluentemente uma língua, ou falar claramente. Para acessar a web, muitas pessoas dependem de legendas para entender o conteúdo do áudio. Pode ser necessário ativar a legenda de um arquivo áudio; concentrar muito para ler o que está na página, ou depender de imagens suplementares para entender o contexto do conteúdo. Os usuários também podem necessitar de ajuste no volume do áudio.

Exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página: - Ausência de legendas ou transcrições de áudio. - Ausência de imagens suplementares relacionadas, como o conteúdo do texto, que poder ter lenta compreensão por pessoas que tem como primeira língua, a de sinais e não a que está escrita ou falada na página. - Ausência de linguagem simples e clara. - Requisitos para entrada de voz.

Deficiência Física - A deficiência física ou motora pode envolver fraqueza, limitação no controle muscular (como movimentos involuntários, ausência de coordenação ou paralisia), limitações de sensação, problemas nas juntas ou perda de membros. Algumas pessoas podem sentir dor, impossibilitando o movimento.

Para acessar a web, as pessoas com problemas nas mãos ou braços podem utilizar um mouse especial, um teclado alternativo com disposição da teclas que estejam de acordo com o movimento da mão, um dispositivo tipo ponteiro fixado na cabeça ou na boca; software de reconhecimento de voz; ou outras tecnologias assistivas para acesso e interação.

Teclado alternativo: é um dispositivo de hardware ou software que pode ser usado por pessoas com deficiência física, que fornece um modo alternativo de dispor as teclas como, por exemplo, teclado com espaçamentos maiores ou menores entre as teclas. Podem também possuir travas que permitem a pressão de uma tecla por vez, teclado na tela ou outras modalidades.

Exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página: - Atividades onde o tempo de utilização é limitado. - Navegadores e ferramentas que não possuem suporte para teclado alternativo ou botões para todos os comandos efetuados por mouse. - Formulários que não podem ser navegados com a tecla "tab" em uma seqüência lógica.

Deficiência Mental - As pessoas com deficiência mental podem apresentar dificuldades em processar a linguagem escrita ou oral; focar uma informação ou entender informações complexas.
Para acessar a web, as pessoas com deficiência na aprendizagem, podem necessitar de diferentes modalidades ao mesmo tempo, para acessar a informação. Por exemplo, alguém que possui dificuldade na leitura, pode usar um leitor de tela com sintetizador de voz para facilitar a compreensão do conteúdo da página, enquanto uma pessoa com dificuldade em processar a audição, pode ser auxiliado por legendas para entender um áudio.

Outras pessoas precisam desativar animações ou sons a fim de focar o conteúdo da página, necessitar de mais tempo ou depender de imagens para entender o que lhe está sendo informado.

Exemplos de barreiras ao acessar o conteúdo de uma página: - Ausência de alternativas para permitir o recebimento das informações, como ausência de texto alternativo que pode ser convertido em áudio, de imagens suplementares ou de legendas para áudio. - Elementos visuais ou de áudio que não podem ser facilmente desligados. - Falta de clareza e consistência na organização das páginas. - Uso de linguagem complexa sem necessidade. - Páginas com tamanhos de fontes absoluta, que não podem ser aumentadas ou reduzidas facilmente. - Uso de imagens trêmulas ou sinais com certa freqüência de áudio que podem causar desconforto.
Vantagens em ter um Site Acessível - Seu website estará adaptado a diferentes tipos de conexão como, por exemplo, navegadores mais antigos, computadores menos potentes, ou sem mouse, e outros casos. - Seu website estará dentro dos princípios de acessibilidade preconizados pela Lei Federal de Acessibilidade (Lei no. 10 098, de 19 de dezembro de 2000), que estabelece noras gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências. - Você pode ter mais pessoas acessando suas informações ou serviços. - Ao ter mais acessos, seu website garantirá a adesão dessa comunidade e simpatizantes, e atrairá mais anunciantes.

Recomendações - O "Guia para tornar páginas web acessíveis" fornece informações técnicas básicas, para que web designers e desenvolvedores web, se iniciem na construção de sítios acessíveis.

As informações contidas neste guia têm como referência, o documento "Web Content Accessibility Guidelines 1.0 - WCAG 1.0" ("Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da web 1.0") da W3C/WAI (Iniciativa da acessibilidade na web).

Para facilitar a consulta, as recomendações deste guia estão listadas por elementos de uma página web (imagem, frames, tabelas, etc.) e possuem exemplos em HTML/XHTML.
Links WAI - Web Accessibility Initiative WCAG 1.0 em Inglês: Web Content Accessibility Guidelines 1.0 - WCAG 1.0 WCAG 1.0 em Português: Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0

Dicas Rápidas - Imagens e animações: Use o atributo alt para descrever a função de cada elemento visual. - Imagemaps: Use mapas client-side (o tag map) e texto para as regiões clicáveis. - Miltimídia: Inclua legendas e transcrições para o áudio e descrições para o vídeo. - Hiperlinks: Utilize texto que faça sentido fora do contexto. Evite a frase "clique aqui". - Oraganização da página: Use cabeçalhos, listas e uma estrutura consistente. Use CSS para layout e estilo sempre que possível. - Gráficos e diagramas: Sumarize o conteúdo ou use o atributo longdesc. - Scipts, applets e plug-ins: Para o caso de estarem desabilitados ou de não serem suportados pelo browser, forneça conteúdo alternativo. - Frames: Use o tag noframes e empregue títulos significativos. - Tabelas: Torne compreensível a leitura linha a linha. Resuma. - Valide seu trabalho: Use as ferramentas, checklist e os guias disponíveis em http://www.w3.org/TR/WCAG.

Validação - A validação da acessibilidade deve ser feita por meio de ferramentas e da revisão humana.

Os métodos automáticos são geralmente rápidos, mas não são capazes de identificar todas as nuances da acessibilidade. A avaliação humana pode ajudar a garantir a clareza da linguagem e a facilidade da navegação.

É recomendável proceder à validação desde as fases iniciais do desenvolvimento.
As questões de acessibilidade identificadas antecipadamente são mais fáceis de corrigir e evitar a repetição do erro.

Validadores Automáticos - Um validador verifica a sintaxe das páginas (por ex., HTML, CSS, XML). A sintaxe correta auxilia a eliminar problemas de acessibilidade.

Validadores automáticos de acessibilidade apontam problemas de acessibilidade baseados somente na sintaxe (por exemplo, uma imagem em que o equivalente textual não foi colocado). Entretanto, a sintaxe correta não garante que o documento estará acessível, pois se pode fornecer o equivalente textual para uma imagem, mas o texto não estar descrevendo-a claramente.

Alguns validadores fornecem perguntas ou avisos para análise de partes mais subjetivas.
Alguns exemplos de validadores automáticos: Validadores de acessibilidade (a maioria possui serviço online gratuito e são baseados nas recomendações da WAI): - WebXACT (antigo Bobby) - Cynthia Says - Wave - A-Prompt - Da Silva (em Português)
Validadores de sintaxe: - W3C Markup Validation Service
Validador de CSS: - W3C CSS Validation Service

Os produtos acima mencionados são apenas exemplos. Outros validadores e ferramentas estão disponíveis em http://www.w3.org/WAI/ER/existingtools.html.

Cenário do Usuário - Muitos navegadores e sistemas operacionais permitem que os usuários configurem características que alteram a aparência, o som e o comportamento das páginas web. Com a variedade de navegadores e a diversidade de usuários têm-se experiências muito diferentes com a web. Se um sítio web é usável com uma das ferramentas, isto não garante que o sitio está acessível. Portanto, é importante testar em diversas ferramentas e situações:

Testar as páginas com um navegador textual: - Lynx - Lynx Viewer (Simulador)
Testar em vários navegadores gráficos, com: - Som e gráficos ativos; - Sem gráficos; - Sem som; - Sem mouse; - Sem carregar frames, programas interpretáveis, folhas de estilo ou applets.
Testar em vários navegadores, antigos e recentes.
Testar em outras ferramentas: - Navegador de emissão automática de fala: + IBM Home Page Reader - Leitor de tela: + Jaws + Virtual Vision (em português) + DosVox (gratuito e em português) - Software de ampliação - Tela de pequenas dimensões, etc.
Os produtos acima mencionados são apenas exemplos. Para uma lista detalhada de ferramentas usadas para acessar a web consulte http://www.w3.org/WAI/References/Browsing.
Ortografia e Gramática - Utilizar corretores ortográficos e gramaticais. Uma pessoa lendo uma página com um sintetizador de voz pode não reconhecer uma palavra com erro ortográfico. A verificação ortográfica e gramatical assegura que o conteúdo da página esteja correto. Isto também auxilia quando a língua nativa de algum leitor não for a mesma do documento.
A eliminação de problemas gramaticais aumenta o grau de compreensão. Revisar o documento. Rever o documento, verificando sua clareza e simplicidade. O ideal é pedir a um revisor experiente que reveja o conteúdo escrito e avalie a clareza da redação. Os revisores podem também melhorar a adequação de um documento, já que podem identificar questões culturais potencialmente delicadas provenientes do tipo de informação.

Validação Humana - Peça as pessoas com deficiências que revejam os documentos. Esses usuários, com ou sem experiência, são uma fonte inestimável de informações sobre o estado dos documentos, no que diz respeito ao seu grau de acessibilidade e de facilidade de utilização.
Checklist da WAI A WAI - possui uma tabela para checar se os pontos de verificação da WCAG1.0 foram satisfeitos. Em Inglês: Checklist of Checkpoints for Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Em Português: Tabela de pontos de verificação das Recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0

Fonte: www.dasilva.org.br e www.serpro.gov.br

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