segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Companhia da aviação Gol desrespeita cidadã com deficiência física!

Por Maria Dolores Fortes


Em  setembro deste ano fiz a  solicitação à GOL do desconto para acompanhante (de acordo com a Resolução Anac nº 280, de no mínimo 80% na passagem aérea do(a) acompanhante, Esse desconto deve ser concedido para compra da passagem aérea à acompanhante da pessoa com deficiência que necessita de auxilio para alimentação, toilletetc).

Em setembro, como agora, fiz a compra de minha passagem, a reserva de minha acompanhante e enviei o LAUDO MEDIF preenchido pelo meu médico do ACCAMARGO. Foi enviado o laudo pelo menos meia dúzia de vezes e em cada momento havia uma nova exigência, inclusive de outro laudo além do MEDIF. Barraram até mesmo minha passagem fazendo exigências absurdas. Sendo que minha deficiência é apenas física e tenho limitações de movimento, mas estou em excelentes condições de saúde. Já viajei inúmeras vezes inclusive em voos internacionais sem problema algum. 

Apenas enviei o laudo MEDIF, visto o direito que temos, outorgado pela ANAC. Mas, pelo que vemos, na GOL fazem questão de dificultar o acesso ao direito. Um mês, laudos indo e voltando, fiz a reclamação no site “Reclame aqui “ e no dia seguinte a questão foi resolvida e cederam o desconto.

Em outubro viajei para Aracaju, novamente e infelizmente pela Gol. Como a empresa que e contratou, comprou a passagem de minha acompanhante, não houve exigência, nem empecilho algum.

Agora, em novembro, fiz nova solicitação a GOL de passagem para acompanhante para meu retorno de Salvador-São Paulo. Fui à Salvador pela TAM, que também solicitou laudo MEDIF, mas simplificado e em menos de 24h, aprovou o desconto de acompanhante sem burocracia.

Meu médico particular e sua assistente, preencheram os laudos MEDIF e relatório médico para GOL exatamente igual ao que tinha sido feito e aprovado pelo médico do ACCAMARGO, em setembro.Fiz a reserva da acompanhante no mesmo dia de minha compra e no dia seguinte enviei os Laudos.Novamente a saga se repetiu, inúmeras exigências e bloquearam até mesmo meu embarque. 

A Gol retornou o laudo pelo mesmo equívoco ocorrido no mês de setembro, mas que havia sido aprovado Refizemos o laudo, porém, até o dia do embarque (25/11/2013, 9.35 AM) não houve retorno do Medif. Antes de ir para o aeroporto, liguei para o SAC da empresa por horas a fio, ou não completava a ligação ou caia após longa espera na linha. Fui ao aeroporto horas antes do horário previsto para embarque e não havia responsável da empresa para solucionar o problema. Mandaram ligar no SAC novamente. 

O mesmo ocorreu. Não completava a ligação pelo celular ou ligando do orelhão, atendiam e muito tempo depois, na espera, a ligação caia. Fui levada à uma sala da Gol para fazer a ligação havia acessibilidade para entrar. Fiz queixa na ANAC do aeroporto, que indicaram a procurar a gerência da GOL para solucionar o problem. Não havia gerência ou não apareceu. Perdi voo. Remarcaram para o dia seguinte indicando que aguardavam retorno do MEDIF. 

Minha reserva no hotel finalizava-se no dia 25, pois fui novamente a trabalho. Não houve nenhuma atenção e amparo da empresa aérea. Eu deveria retornar à SP dia 25/11, pois, trabalho e resido. Foram refeitos os laudos várias vezes e novas exigências apareciam, inclusive de Novo relatório medico com data atualizada e detalhado (Relatar também neste NOVO relatório medico com data atualizada-  referente a outra  doença descrita,  Saturação de oxigênio em ar ambiente, frequência respiratória, PA, Hemograma completo e Hemoglobina para que possamos analisar a possibilidade de Embarque (há um item que solicitada data da última cirurgia, no meu caso, faz quase um ano)). 

Relatei à empresa que esses relatórios eram impossíveis de adquirir, visto que resido em SPe sabemos, que mesmo aqui, não é fácil que marquemos uma consulta médica de imediato. Ainda, tanto PA, frequência cardíaca e saturação, já constavam no laudo, todas dentro dos padrões de normalidade. Mais ainda, como disse e consta nos laudos, tenho apenas deficiência física, nada mais. As intransigências da empresa seguiram e nada se resolveu até o final do dia 26/11.

 Fiz a compra de uma nova passagem aérea pela AVIANCA. Solicitei o desconto de acompanhante, que foi concedido de imediato. Solicitaram somente um simples laudo médico declarando porque a necessidade de acompanhante). Como sempre porto esses laudos, não houve problemas nenhum. Tudo se resolveu sem burocracia e com muito tranquilidade pela AVIANCA. Parabenizo essa empresa. Com relação a GOL, vou encaminhar esse relato ao MINISTÉRIO PÚBLICO, AO CONSELHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA e acionar os órgãos de defesa do consumidor para ressarcimento dos danos físicos e morais.


Nenhum comentário: