quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia Nacional para refletir

http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=32764

DO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: Refletindo conquistas e antevendo novos desafios

Dr Wiliam comenta a importância da data e avalia os ganhos e os caminhos ainda a percorrer na direção de uma sociedade que respeite a diversidade humana.

Prof. Dr. Wiliam César Alves Machado

É chegado mais um dia 21 de setembro, data emblemática para os que labutam em prol da defesa dos direitos e inclusão das pessoas com eficiência do nosso país. Contingente diversificado de anônimos cidadãos e cidadãs que ofertam suas vidas pela simples busca da igualdade entre as pessoas com ou sem deficiência, muitas, inclusive, sem vivenciar na própria pele o significado do cotidiano de mães, pais e demais familiares de criança, adolescente ou adulto com deficiência na própria família. Exemplo de almas abnegadas, excelsas, elevadas e a serviço do Plano Evolutivo em nosso Planeta.

Da mesma forma emblemático 21 de setembro para Executivos Municipais, a exemplo de Três Rios, onde o nosso Prefeito Vinícius Farah, acredita, respeita e investe em ações intersetoriais de promoção da saúde e inclusão social que efetivamente transformam as vidas dessas pessoas, usuárias dos programas, serviços e atendimentos disponibilizados gratuitamente pelos profissionais do Planeta Vida.

Pesquisa institucional de opinião entre usuários do Planeta Vida revelou alguns depoimentos que delineiam as mudanças no curso da vida e a satisfação das pessoas, como por exemplo: “(...) mudou bastante, sou mais ativo. Antes não tinha o que fazer, agora, estou mais interessado em participar. Vida nova”. (JBES, M, 66 – IDOSO); “Mudou tudo radicalmente. Hoje tenho hora para levantar, compromisso duas e até quatro vezes na semana aqui. Sinto-me capaz de realizar coisas que jamais sonhei. Minha autoestima mudou.. Devolveu-me a vontade de aprender, de me permitir almejar um futuro antes inexistente. A cada dia desejo estar aprendendo mais, que quero agradecer e dizer: hoje sou outra mulher e muito feliz”. (GBJ, F, 46, PcD). Um depoimento de idoso e de uma mulher deficiente a confirmar que estamos no caminho certo, porém, essas avaliações periódicas servem para que intensifiquemos esforços para jamais pensar que nada mais é preciso fazer para melhorar nossos serviços.

No plano das conquistas legais estamos muito avançados, no Brasil, entretanto, questões básicas de acessibilidade e barreiras arquitetônicas que cerceiam direito de ir i vir, ainda nos causam insônia e eventualmente até mesmo pesadelos. Havemos de considerar que as calçadas de Três Rios não são dignas de bom exemplo, a começar pelo precário estado em que se apresentam as calçadas do centro da cidade. Muitos buracos, rachaduras imensas, algumas crateras, configurando perene ameaça de queda para idosos, pessoas com mobilidade reduzida, gestantes, cadeirantes, cegos, enfim, para todos aqueles que fogem ao padrão de normalidade física e funcional. Lutamos pela consecução da Lei da Acessibilidade. Legislação Municipal para fiscalizar e punir infratores. É isso mesmo, ainda temos muito a avançar!

Estamos respaldados pelo artigo 9 da Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, “ACESSIBILIDADE”, ratificada pelo Congresso Nacional do Brasil através do Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, bem como pelas demarcações da NBR ABNT 9050:2004. Antenados para que não mais se imponha ou submeta tratamento discriminatório ou humilhante para com pessoas com deficiência em nossa cidade, ainda que nos custe algumas investidas mais incisivas com nichos de setores mais resistentes e/ou pouco humanitários.

É importante não perder de vista que ao ratificar esta Convenção, com status de Emenda Constitucional, o Brasil assume o compromisso de assegurar que as pessoas com deficiência não sejam excluídas do acesso às políticas públicas com seus programas e serviços, e que sejam adotadas medidas de apoio para sua plena participação em igualdade de condições com as demais pessoas.

Nosso trabalho no Planeta Vida tem contribuindo sobremodo para a inclusão das pessoas com deficiência nas diversas esferas da sociedade trirriense. Investimos na oferta sistemática de opções terapêuticas e pedagógicas para qualificar e incluir nossos usuários com deficiência no mercado de trabalho, embora com tímido apoio das empresas locais temos contribuído para o cumprimento da Lei de Cotas. Oferecemos também programa de reabilitação física e sensorial para pessoas com deficiência, através dos quais obtemos gradativos resultados positivos em termos de ganhos funcionais indispensáveis ao resgate da autonomia, autoestima, cidadania e sensação de liberdade participativa na vida dessas pessoas.

Estratégias pedagógicas são usadas para reforço escolar de alunos da rede pública municipal com algum tipo de deficiência que redunde em baixo rendimento escolar. O mesmo se aplicam aos conteúdos ministrados por profissional da área de informática, no nosso núcleo de inclusão digital, cuidadosamente conduzidos e em linguagem acessível ao nível de compreensão de jovens e adultos com deficiência. É o que nos tem afirmado pioneiros no âmbito da gestão pública municipal, e muito nos orgulha de participar de governo tão comprometido com o social, vivenciando tempos em que cidadãos de bem transpõem a evasiva oratória da tradicional maneira de se fazer política no Brasil.

Prof. Dr. Wiliam César Alves Machado
Secretário Municipal do Idoso e da PcD

Nenhum comentário: