terça-feira, 13 de setembro de 2011

Aumento de alunos com deficiência matriculados

Fonte: http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=32694

Frequência escolar de crianças com deficiência triplica em três anos

Pantanal News
12/09/2011

Acompanhamento dos alunos que recebem Benefício de Prestação Continuada incentiva frequência

da Redação

O acompanhamento das crianças com deficiência, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, resultou num aumento de três vezes na frequência escolar: o índice de presença desses jovens passou de 21% para 53% entre 2007 e 2010. Há quatro anos, dos 375, 3 mil beneficiários, 78 mil estudavam. Em 2010, essa proporção saltou para 229 mil em 435,9 mil beneficiários nessa faixa etária.

A experiência brasileira, existente em 2.622 municípios, será apresentada em um debate promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nesta quinta-feira, 8 de setembro, nos Estados Unidos. Na 4ª Conferência das Nações Unidas sobre Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência, o programa do Brasil servirá de exemplo a ser seguido por países em desenvolvimento que queiram adotar o modelo brasileiro.

Parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Social, da Educação, da Saúde e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, o BPC na Escola desenvolve ações que estimulam a matrícula, na rede de ensino, de estudantes de até 18 anos.

Falando em nome do MDS, a diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social, Maria José de Freitas, explicará como funciona o BPC na Escola. “O BPC na Escola foi escolhido como uma das experiências de sucesso do Brasil por aportar melhor qualidade de vida a esse público, criando mais oportunidades de inserção escolar e junto às demais políticas”, garante a diretora.

BPC – Garantido pela Constituição, o BPC equivale ao pagamento mensal de um salário mínimo a idosos a partir de 65 anos e a pessoas com deficiência. Atualmente, mais de 3,7 milhões de pessoas recebem o benefício, incluindo crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: