segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Radialista com deficiência visual construiu uma carreira


Fonte: http://www.comunique-se.com.br/Conteudo/NewsShow.asp?idnot=59545&Editoria=8&Op2=1&Op3=0&pid=22955280100&fnt=fntnl#.TlvXKFFGOhU.twitter


A deficiência visual não impediu a carreira de Marcus Aurélio, gerente da Rádio Globo

Anderson Scardoelli
Nascido com deficiência visual, sem enxergar com o olho direito desde os seis anos de idade e com apenas 10% da visão esquerda, Marcus Aurélio não desistiu de realizar o sonho que tinha desde a infância: ser jornalista e trabalhar em rádio, apesar de parte da família duvidar da sua capacidade no meio da comunicação, devido ao problema ocular.

Os anos foram passando e, com eles, Marcus foi seguindo carreira no dial, desde o domingo que percebeu a ausência do plantão esportivo da rádio Roquette Pinto e juntou as "moedinhas" para ir à rádio e se propor a substituí-lo; passando pela carreira de repórter esportivo na Tupi, quando chegou a ser proibido por Eurico Miranda, então presidente do Vasco da Gama, de cobrir o dia a dia do clube cruzmaltino; até a entrada no Sistema Globo de Rádio (SGR), sendo apresentador da CBN e posteriormente gerente nacional da Rádio Globo, cargo que ocupa atualmente.

Além da gerência, Marcus apresenta o "Quintal da Globo", nas noites de domingo. A atração vai ao ar para todas as afiliadas da emissora e conta com o empenho do comunicador, que para interagir com os ouvintes e chamar as notícias, tem que trocar constantemente de óculos, sem contar com o esforço de 'colar' os olhos para conseguir ler as letras garrafais do papel ou do computador.

Trecho do "Quintal da Globo" de 21/8/2011:


Estudante de escola pública durante toda juventude, Marcus não se limitou com o patamar profissional que alcançou. Ele procura formar novos comunicadores, seja por meio das aulas no curso de 'Rádio e TV' da FAAP ou no trabalho da União e Inclusão em Redes de Rádio (UNIRR), instituição sem fins lucrativos fundada em 1995. Como professor, Marcus é um "cara muito sensível e atento, que consegue uma aproximação muito grande com os alunos", define o vice-coordenador do curso de 'Rádio e TV' da FAAP e chefe de reportagem da Rádio Globo, Álvaro Bufarah.

Sobre o gosto desde a infância pelo meio rádio, o início da carreira, o tempo como repórter, os desafios de gerenciar a Rádio Globo, o trabalho acadêmico e a proposta da UNIRR, Marcus conversou com o Comunique-se, diretamente de sua sala no Sistema Globo de Rádio, em São Paulo. Acompanhe os vídeos:

Parte 1 - início no jornalismo:"Desde cedo, eu gostava de ouvir rádio e tinha a ideia de estudar jornalismo para trabalhar no rádio".


Parte 2 - UNIRR:
"A missão da UNIRR é assessorar, capacitar e dar apoio a todos aqueles que fazem, ou querem fazer, o uso dos meios de comunicação para a criação de uma sociedade mais justa".


Parte 3 - Tupi, CBN e gerência da Globo:
"Não queria ficar estigmatizado como uma pessoa que só falava de esporte".


Parte 4 - futuro do rádio:
"Daqui seis, sete anos, a banda de AM e FM será coisa do passado".

Nenhum comentário: