Por Ana Prado - Edição: Leandra Migotto Certeza - Jornalista.
Alex Garcia, especialista em Educação Especial e presidente da AGAPASM, Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes, autor da obra "Surdocegueira: empírica e científica" e surdocego atuante no cenário nacional e internacional, capacitou mais um grupo de professores para desenvolverem um trabalho de qualidade junto a alunos surdocegos.
Entre os dias 7 e 11 de junho de 2010, o profº Alex Garcia esteve no município de Niterói, estado do Rio de Janeiro, compartilhando seus saberes, práticas educativas e inclusivas com um grupo de 25 professores da Rede municipal de ensino. Esta ação faz parte do Programa Permanente de Capacitação e Atualização de Professores da Secretaria e Fundação Municipal de Educação FME dessa cidade.
A rede municipal de ensino atua com a proposta de inclusão educacional há mais de 20 anos, tendo como prioridade o acesso, a permanência e a aprendizagem dos mais de 900 alunos com necessidades educacionais especiais( entre eles os com surdocegueira) matriculados em nossas escolas. Por isso, o objetivo do curso é garantir condições para que o aluno surdocego possa ser acolhido com dignidade e desenvolva suas potencialidades ao Maximo de suas possibilidades. Neste sentido, o professor é nosso colaborador principal e precisa ser constantemente abastecido com informações valiosas como as que nos trouxe o professor Alex Garcia.
Os professores cursistas foram conduzidos a momentos de reflexão, o que lhes permitiu a quebra de tabus, a desconstrução e construção de paradigmas, possibilitando-lhes reconhecer outras capacidades, habilidades e competências humanas. Todos os participantes, no decorrer da semana, passaram por transformações relevantes: adquiriram novos olhares sobre a diversidade humana, abrindo seus horizontes de atuação e impressionando-se com as considerações do profº Alex. Foram 40 h de muita troca, vivências, experienciações e construção de novos conhecimentos e impressões.
A capacitação de professores para atuarem com respeito e responsabilidade numa escola para todos e de todos, que respeita as diferenças e considera as individualidades do sujeito, é emergencial, visto que todos somos humanos, vivemos no mesmo planeta e partilhamos do mesmo destino. Sendo assim, a iniciativa da Coordenação de Educação Especial da FME de Niterói deve ser seguida e divulgada, objetivando a construção de um mundo justo, igualitário, sem preconceitos e atitudes discriminatórias.
*Ana Cristina Teixeira Prado é membro da equipe da Coordenação de Educação Especial da FME de Niterói.
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