quarta-feira, 8 de março de 2023

MULHERES COM DEFICIÊNCIA NÃO PODEM SER ESQUECIDADAS NO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Feminismos plurais não podem excluir mulheres com deficiência! - Artigo na revista Organicom - ECA / USP 


#descricaodaimagem: ilustração rosa e lilás onde aparecem varias mulheres com deficiência juntas e a frase: Não e feminismo se não tiver mulheres com deficiência.

É com uma emoção e alegria gigantescas, que eu compartilho mais uma das minhas importantes conquistas!!! Publiquei um completo artigo acadêmico em forma de depoimento em estilo de jornalismo literário na revista ORGANICOM da USP! Estou radiante de felicidade! Escrevi com muita dedicação, empenho, pesquisa e coração!

Minha ampla trajetória de prática jornalística e de ativismo social desde 1998, rendeu frutos marcantes! Deixo aqui um pouco do meu legado. Sei que sou um grão de areia e uma gota no oceano, mas tenho feito a minha parte! Gratidão as pessoas que me inspiraram e continuam me inspirando! Gratidão imensa a quem trilhou o caminho dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência há muito mais tempo do que a minha existência! Gratidão aos amiges, amigas e amigos que sempre estiveram ao meu lado! Gratidão aos espíritos de LUZ! Seguimos em frente!

ACESSAR O ARTIGO E BAIXAR PDF NESTE LINK:

https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/205827

Este artigo trata sobre como a avassaladora maioria das mulheres com deficiência ainda é completamente excluída das pautas feministas plurais ao redor do mundo. Infantilizadas, enxergadas de forma assistencialista e capacitista e tendo negado o direito de fazer suas próprias escolhas e/ou o respeito às suas particularidades e necessidades de acessibilidade, muitas são invisibilizadas por viverem em situação de pobreza e outras não são ouvidas, vivem amarradas em suas camas e não conseguem denunciar seus agressores físicos e sexuais, principalmente as negras, obesas, indígenas, bissexuais, lésbicas e/ou trans, visto que são triplamente discriminadas.

CERTEZA, L. M. Feminismos plurais não podem excluir mulheres com deficiência!. Organicom[S. l.], v. 19, n. 40, p. 237-250, 2022. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.205827. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/205827. Acesso em: 8 mar. 2023.

#feminismosplurais #mulherescomdeficiencia #direitoshumanos #acessibilidade #inclusao #capacitismo #jornalismoliterario #depoimento #mulheres #comunicacao #usp #ecausp #universidadedesaopaulo #sociologia #protagonismodemulherescomdeficiência #preconceito #discriminacao #feminismos #leandramigottocerteza #leandracaleidoscopica