quinta-feira, 24 de março de 2016

Definições importantes



O que é discriminação, preconceito e estigma?
A discriminação presume a ação - tratar diferente, anular, tornar invisível, excluir, marginalizar - de um grupo social ou indivíduo contra outro grupo social ou indivíduo. 
O preconceito pressupõe crenças prévias sobre as capacidades intelectuais, física, moral, entre outras, dos indivíduos ou grupos sociais, sem levar em conta fatos que contestem essas crenças preconcebidas. 
O estigma - marca ou rótulo atribuído às pessoas ou grupos, seja por pertencerem a determinada classe social, por sua identidade de gênero, por sua cor/raça/etnia é sempre uma forma de simplificação, de desqualificação da pessoa e do grupo. 
O que é estereótipo?
Consiste na generalização e atribuição de valor (na maioria das vezes negativo) a algumas características de um grupo, reduzindo-o a esses traços e definindo os “lugares de poder” a serem ocupados. É uma generalização de julgamentos subjetivos feitos em relação a um determinado grupo, impondo-lhes o lugar de inferior e de incapaz no caso dos estereótipos negativos.
Qual a diferença entre direitos de cidadania e direitos humanos?
Os direitos de cidadania são delimitados pela ordem jurídica de um Estado-nação. A constituição de cada país define e garante quem é cidadã (o), além de determinar quais são seus direitos, considerando características como idade, estado civil, gênero, entre outras. 
Os direitos humanos são válidos independentes do país em que se esteja, ou seja, no Brasil ou em qualquer parte do mundo, prevalecem os direitos humanos porque se referem ao respeito à dignidade da pessoa, independentemente de sua nacionalidade.
Fonte: Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM).