sábado, 27 de outubro de 2018

Sem mostrar o Lula será que o Haddad é tudo isso que se diz?




Informações de Luca Moreno: 

https://www.facebook.com/lucamorenocps

Assim como fiz com Ciro, fui checar a lista que viralizou dos feitos da gestão do Haddad para saber o que tinha de verdade e o que tinha de mentira de acordo com as mais diversas fontes desde Diário Oficial, a Promessas de Campanha, Cobranças da Oposição e Mídia Tradicional (que a gente sabe que bate no PT, né 🤷), somando 81 textos/sites diferentes. 
Escolham itens para convencer o amigo indeciso. Conversem com os indecisos, pesquisem outras fontes através dos títulos de outras reportagens, perceba se você e a pessoa estão no contexto de algum desses 36 feitos. Não precisamos gritar. Não precisamos aumentar o som, precisamos melhorar a qualidade dos nossos argumentos.

MAS O QUE FERNANDO HADDAD FEZ COMO PREFEITO DE SÃO PAULO?
1- CONSTRUIU 3 UPAS E DEIXOU 12 EM CONSTRUÇÃO, ANTES DE SUA GESTÃO, SÃO PAULO NÃO POSSUÍA NENHUMA;
VERDADE: Mas fica difícil quando a fonte oficial retira a notícia temporariamente do ar. Entre no site da prefeitura de São Paulo e faça a Busca por UPA, você verá os títulos com datas de 2014/15/16, mas quando tenta ler, a matéria não está disponível (http://www.capital.sp.gov.br/@@busca…).

Mas existem outras fontes:

Primeira UPA: http://www.brasil.gov.br/…/primeira-upa-24-horas-da-capital… publicado em 14/04/2014 



Esse site de 2014, faz um mapeamento colaborativo do balanço dos primeiros 18 meses de mandato de Haddad, e já inclui a primeira UPA. E outros 610274 ações. Sério, vale conferir (http://spressosp.com.br/…/nao-sabe-o-que-haddad-fez-por-sp…/)

2- RECUPEROU MAIS DE R$ 278 MILHÕES DESVIADOS EM ESQUEMAS CORRUPÇÃO PARA O COFRE DA CIDADE;
Os valores divergem, mas são maiores que isso. Esse número foi Haddad quem disse em 2016 (https://istoe.com.br/haddad-diz-que-gestao-foi-a-que-mais-…/)

Mas só da Máfia do ISS, que foi descoberta pela gestão Haddad, imaginava-se uns 500 milhões desviados, porque acreditavam que o período do tombo era de 2008 a 2012 (https://g1.globo.com/…/justica-condena-sete-membros-da-mafi…). 

Mas chega-se a 4 bilhões a entender que o caso vem desde 2005, e só Haddadão combateu (https://folhapolitica.jusbrasil.com.br/…/mafia-do-iss-tera-…).
Tem o caso Malluf com 25 milhões de dólares recuperados (http://agenciabrasil.ebc.com.br/…/prefeitura-recupera-us-25…). E tem outros, mas a lista aqui também é longa.


3- CONSTRUIU 33 HOSPITAIS DIA DA REDE HORA CERTA;

VERDADE. E na verdade foram 35. O site de olho na meta, criado em 2013, previa 32 unidades, e entregaram 35 até dezembro 2016 (https://2013.deolhonasmetas.org.br/goal/20)
A última inaugurada na gestão Haddad é a Butantã, e todas as outras estão listadas aí no site de cima

4- CONSTRUIU 3 HOSPITAIS GERAIS;
PARCIALMENTE VERDADE. As obras finais do terceiro hospital foram suspensas por orçamento no final de 2016. Digamos que cumpriu 75% da meta. (https://2013.deolhonasmetas.org.br/goal/22)
5- CONSTRUIU MAIS DE 400 CRECHES, A PONTO DE QUASE ZERAR A FILA DE ESPERA;
VERDADE PARCIAL. Foram 425 unidades. 
Achei sites do PSDB falando que seriam menos, porque esse número levaria em consideração as terceirizadas em serviço da prefeitura. Mas a fonte que resolvi trazer fala de forma imparcial o número de 394 creches em agosto de 2016. (https://noticias.uol.com.br/…/nao-e-bem-assim-veja-os-erros… publicado em 23/08). Mas quase zerar a fila é pedir demais. É verdade que a taxa de natalidade vem caindo desde os anos 80... 

O estado de São Paulo tinha em 2016 uma média de 1,7 filhos por mulher, enquanto a capital tem média de 1,8 (e alguns bairros, como o Brás, chegam a média de 2,9 filho por mulher) (http://g1.globo.com/…/mulheres-de-sao-paulo-tem-em-media-18…publicado 27/06/2016). 

É preciso fazer uma projeção maior para abranger a demanda de alunos no ensino infantil. O número, apesar de "alto", ainda é insuficiente. E essa insuficiência atinge em cheio as mães que não podem trabalhar, ou acabam levando crianças para o serviço, que não é o local correto de estarem. 

Preciso também ser justo, e dizer que vi reclamações de mães sobre as condições de algumas unidades, e sei que são verdadeiras as reivindicações delas. E não vi pais nos fóruns... Todos cometários que eu vi, sejam elogios ou críticas, vinham de mulheres. (Que fique claro que isso não eh uma "verdade" sexista, e sim uma constatação da minha pesquisa com as fontes que eu li).

6- CONSTRUIU UNIVERSIDADE NOS CEUs COM O UniCEU;
VERDADE
A iniciativa oferece vagas em cursos de Química, Pedagogia, Matemática, Português, Educação Física, Engenharia da Produção, Gestão em Saúde, Enfermagem, Biologia, Engenharia da Computação, e podem ser conferidos no site da Secretaria Municipal de Educação (http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/…/Cursos-em-Andamento)

Já o Decreto que Haddad assinou em 17 de março e foi publicado no meu aniversário de 30 anos no Diário Oficial, você pode ler aqui:

7- CRIOU UM ÓRGÃO DE AUDITORIA INDEPENDENTE;
VERDADE 
Em 2013 o Haddad criou a Controladoria Geral do Município para combater a Corrupção (como no caso do ISS). O órgão era autônomo e independente para poder investigar qualquer pessoa da gestão pública. Em 2017 o Dória começou a desmontar CGM, e tirou poderes do órgão. Só que agora em 2018, o Doriana saiu da prefeitura e o Bruno Covas devolveu à CGM as regras na forma que foram criadas em 2013, pelo Haddad 
(https://sao-paulo.estadao.com.br/…/geral,covas-devolve-auto… essa é um publicação de 2018, mas vale pelo resumo e pelo histórico contra Dória).

8- DEU PASSE LIVRE A 700 MIL ESTUDANTES;
VERDADE
O benefício do Passe Livre foi concedido em fevereiro de 2015 pela gestão de Fernando Haddad (PT). Estudantes dos ensinos fundamental e médio matriculados na rede pública e estudantes de universidades públicas com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e meio (valor nacional) têm direito ao benefício. Mas o Dória também estragou isso 

9- REDUZIU A DÍVIDA DO MUNICÍPIO PARA MENOS DA METADE, SENDO O PRIMEIRO PREFEITO DA HISTÓRIA DA CIDADE A ENTREGAR UMA DÍVIDA MENOR DO QUE RECEBEU.
VERDADE
De 79 bilhões para o Estado, passamos a dever 29 para a união. Ele renegociou a dívida exigindo quebra dos juros. 

Haddadão comprou briga até com a Dilma para São Paulo caminhar. http://g1.globo.com/…/haddad-vai-justica-para-obrigar-gover… (24/04/2015).

10- LEVOU A VIRADA CULTURAL PARA PERIFERIA;
VERDADE. Entre CEUs, Ruas Abertas e Centros Comunitários, a população teve arte, cultura e lazer, até que em 2017 o Dória achou melhor que o povo se deslocasse até o Centro e mudou tudo de novo.

11- AUMENTOU O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES;
VERDADE, mas não fez mais que a obrigação.
Serra entregou a prefeitura com 2600 de piso, e Haddad deixou com 3550, uma diferença de 950 reais. Um aumento de 36,5% em 4 anos. 

12- ACABOU COM A MÁFIA DO ISS;
VERDADE
Através da Controladoria Geral do Município, criada pelo próprio Haddad, desmontou e expôs a quadrilha de empresas que agiam com acordo com a prefeitura até 2012, porque 2013 Haddadão assumiu, e a bagunça acabou: https://m.folha.uol.com.br/…/1369376-situacao-era-de-degrad… publicado em 10/11/2013

13- PRIMEIRO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DA CIDADE;
VERDADE
O Decreto assinado por Haddad foi publicado em 30 de novembro de 2016 no Diário Oficial. Essa é a terceira ou quarta ação feita pelo Haddad depois de ter perdido a eleição. Ele continuou trabalhando por São Paulo até o dia que entregou a Prefeitura para o Dória, e depois continuou cobrando com zelo os trabalhos feitos por e que foram sendo destruídos por Dória. 

14- REDUZIU AS MORTES NO TRÂNSITO, COM MEDIDAS COMO A REDUÇÃO DE VELOCIDADE NAS MARGINAIS;
VERDADE
Dados divulgados pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) indicam que, na comparação com 2014, o ano passado teve 20,6% menos mortos, o que significa uma diferença de 257 óbitos. Nos 12 meses de 2014, foram registrados 1.249 óbitos no trânsito, contra 992 em 2015. 

A Prefeitura atribui a redução às ações implantadas por meio do Programa de Proteção à Vida (PPV), que desenvolveu ações como diminuição da velocidade permitida em várias avenidas, iluminação e revitalização de faixas de pedestres, além da implantação das ciclofaixas, que chegaram a 385,4 quilômetros em toda a cidade.

Sem contar que a Marginal Tietê ficou DEZENOVE MESES sem vítima fatal por atropelamento depois que Radard diminuiu a velocidade da via. https://m.folha.uol.com.br/…/1843631-marginal-tiete-complet…

15- MAIS DE 140 PRAÇAS COM Wi-fi;
VERDADE por perspectiva. 
Encontrei reportagens de abril de 2015 falando em 120 pontos de acesso a Wi-Fi livre. Não vi nenhuma falando em 140. A primeira é de 2013. http://g1.globo.com/…/haddad-entrega-120-pracas-com-wi-fi-e…

16- APROVOU O PLANO DIRETOR, PREMIADO INTERNACIONALMENTE E ELOGIADO PELA ONU;
VERDADE
Depois de analisar 146 candidaturas de 16 países, o comitê de avaliação da Convocação Pública de Práticas Inovadoras da Nova Agenda Urbana selecionou quatro projetos vencedores de Brasil, Costa Rica, Equador e Porto Rico.

Segundo o ONU-Habitat, o plano foi contemplado por seu propósito de “tornar a cidade mais humana, moderna e equilibrada, através do emprego e da moradia, para enfrentar as desigualdades socioterritoriais”. 
São informações da própria Organização das Nações Unidas https://nacoesunidas.org/plano-diretor-da-cidade-de-sao-…/…/

17- CONSTRUIU MAIS DE 400KM DE CORREDORES E FAIXAS DE ÔNIBUS;
VERDADE
Mas ficou mal informado:
Ele prometeu 150 km de faixas e 150 de corredores. Entregou 400 de faixas e metade da meta de corredores. 

18- ENTREGOU 400KM DE CICLOVIAS;
VERDADE
Prometeu e cumpriu a meta em 100%. E depois a meta foi destruída por Dória. https://2013.deolhonasmetas.org.br/goal/97

19- CENTENAS DE ÔNIBUS COM WIFI, AR-CONDICIONADO, CARREGADOR DE CELULAR E DE BILHETE ÚNICO;
VERDADE
São centenas mesmo: 804 ônibus com Wi-Fi 
344 que carregam bilhete único.

Mas a frota tem mais de 15 mil ônibus. Só não podemos cobrar mais, porque o projeto do segundo semestre de 2015 não estava entre as promessas e metas de campanha de quando ganhou a eleição.

20- BILHETE ÚNICO MENSAL;
VERDADE
O Bilhete Único Mensal quando lançado tinha custo de 140 reais, quando a passagem de ônibus e metrôs custavam 3 reais cada, e com o mensal tendo integração dos dois serviços por 230. 

Hoje o valor unitário está em 4 reais cada serviço, ou 6,96 a integração de ônibus e metrô, e 307 o mensal. 
Ou seja, um trabalhador que folga uma vez por semana, e usa ônibus e metrô para se deslocar na ida e na volta, gastaria (ele ou o patrão) 400 reais mensais (25 dias pagando 16 reais por dia). No bilhete único integrado, o gasto fica em 348 reais (25 dias gastando quase 14 reais por dia). E com o Bilhete Único Mensal, o valor eh fixo em 307 (economia de 93 reais, quase 25%) e você pode passear na folga, ou estender o rolê nos outros dias, porque as viagens são ilimitadas.

21- SANCIONOU A LEI QUE OBRIGA A INCLUSÃO DE ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA NAS MERENDAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS;
VERDADE 
Realmente a lei LEI Nº 16.140, DE 17 DE MARÇO DE 2015 foi sancionada (aprovada/assinada) por Haddad, mas o Projeto de Lei Nº 451/13, é dos vereadores 
Natalini (PV) Ricardo Young (PPS), Nabil 
Bonduki (PT), Goulart (PSD), Dalton Silvano 
(PV) e Toninho Vespoli (PSOL), assim como mostra o diário oficial: https://www.google.com.br/url… mas o projeto tem ligação direta com o Projeto Premiado de Haddad, chamado Ligue os pontos, onde a ação tem como objetivo facilitar e ampliar a distribuição do alimento produzido pela agricultura familiar até a mesa das crianças nas escolas, por exemplo.

“O projeto apresentado por São Paulo busca multiplicar por três vezes a renda de famílias em situação de grande vulnerabilidade social, inserindo-os na cadeia produtiva agrícola de uma metrópole com 22 milhões de habitantes”

22- INSTALOU FAB LABS NA CIDADE, OFERECENDO À POPULAÇÃO ACESSO A COMPUTADORES COM INTERNET E IMPRESSORAS 3D, ALÉM DE PROFESSORES PARA ENSINAR COMO OPERAR OS EQUIPAMENTOS.
VERDADE
O projeto foi criado por Haddad: "Aqui será possível fazer desde um game até o protótipo de uma cadeira ou abajur. Nenhum município brasileiro tem Fab Labs como os que estamos inaugurando”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Os Fab Labs são espaços de produção colaborativa e aprendizado interdisciplinar, que tem como principal público-alvo os estudantes. No local, os jovens terão acesso a impressoras 3D, cortadora laser, software de modelagem e animação para programação em computadores, fresadoras e equipamentos de eletrônica, entre outros recursos utilizados na cultura maker.

E O QUE FERNANDO HADDAD FEZ COMO MINISTRO DA EDUCAÇÃO?
23- CRIOU O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (ProUni), DEMOCRATIZANDO O ACESSO À UNIVERSIDADE PARA ESTUDANTES DE BAIXA RENDA E INSERIU MAIS DE 1,5 MILHÃO DE JOVENS NO ENSINO SUPERIOR;
VERDADE
Mas como ele pode ser o "Pai do ProUni, sendo que a Lei nº 11.096/2005 foi assinada pelo Lula em janeiro e Haddad só virou Ministro da Educação no final de julho? É que "Haddad anteriormente era secretário-executivo da pasta e foi responsável pela implementação do Prouni (Programa Universidade para Todos), um dos maiores projetos de visibilidade do ministério, cujo objetivo é conceder bolsas de estudo para alunos carentes em universidades particulares." https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0105200621.htm publicado em 01/05/2006

E na verdade o número é maior. São 2,5 milhões de bolsas desde a criação do programa (http://portal.mec.gov.br/…/65461-mec-libera-sistema-para-co… publicado em 20 de junho de 2018).

24- FORTALECEU O FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES);
VERDADE
Essa amam falar que é mentira por puro desencontro de informações.
Acontece que existia um Crédito Educativo criado pelo Regime Militar em 1976, outro Crédito Estudantil assinado por Collor (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8436.htm25/06/1992) e por fim o FIES criado no governo Fernando Henrique em 1999 e transformado em lei em 2001 

Mas todos esses créditos tinham ou Juros demais, ou tempo de carência de menos, ou não cobriam 100% da mensalidade. 
Com as mudanças de Haddad em 2010, a prioridade de 100% passa a existir para os mais pobres. O prazo de carência passa a ser de 18 meses, o tempo de quitação da dívida passa a ser de três vezes o tempo do curso mais um ano, e a necessidade do fiador foi extinta para os que têm renda per capita de até um salário mínimo e meio, para os que cursarem licenciaturas e para quem tem bolsa parcial do Governo. (http://g1.globo.com/…/governo-lanca-fundo-que-permite-contr… 20/10/2010). 

Tudo isso fez o FIES crescer como nunca "na hisfória desfi paif".
Número de vagas do Crédito Estudantil assinado por Collor antes de FHC mexer no financiamento:
• 32.496 estudantes em 1995; 
• 11.374 estudantes em 1996; 
• 29.303 estudantes em 1997; 
• não houve processo seletivo em 1998.
Número de vagas com o FIES de FHC: 
• 80.102 estudantes em 1999; 
• 44.447 estudantes em 2000; 
• 50.410 estudantes em 2001. (https://www.google.com.br/url… publicado em 2001).
Número de vagas depois que Haddad mexeu no FIES:
• 76.200 estudantes em 2010; 
• 154.300 estudantes em 2011; 
• 377.800 estudantes em 2012; 
• 560.000 estudantes em 2013; 
• 731.000 estudantes em 2014; 

A partir daqui tivemos um boom orçamentário e aquela recessão parlamentar imposta pelo pessoal do Jereissati. Abre aspas: "O segundo erro foi votar contra princípios básicos nossos, sobretudo na economia, só para ser contra o PT." (https://www.google.com.br/url… publicado em 13/12/2018)

E essa reportagem faz um comparativo de como o financiamento foi alterado ao longo dos anos, e traz os números citados sobre Haddad). 

25- Criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas no país;
VERDADE
"Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Esse órgão é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC)." https://todospelaeducacao.org.br/…/perguntas-e-respostas-o-… (publicado em 08/03/2018)

O cálculo foi estabelecido em um Decreto assinado por Lula, então Presidente e Haddad, então Ministro da Educação. O texto fala sobre outras metas da Educação, que incluem a qualidade contrapondo a quantidade nos números do ensino e a valorização do professor, tanto em valores éticos, quanto em valores financeiros.

26- FOI APROVADA A LEI Nº 11.738/2008, QUE FIXOU UM PISO SALARIAL PARA TODOS OS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA;
VERDADE. 
E esse é bem fácil encontrar a fonte, porque já está no enunciado: http://www.planalto.gov.br/…/_ato2007-2…/2008/lei/l11738.htm 16/07/2008).

Os valores aumentaram, mas continuam baixos em comparação com outras formações superiores. Poderiam dar a desculpa de mercado saturado, mas na verdade, o ministro e o governo federal encontraram resistência de prefeitos de centenas de cidades e de 5 governadores da época (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará) que alegavam não conseguirem pagar o valor para seus funcionários, e que a medida era inconstitucional. Posso com isso? http://www.brasil.gov.br/…/prefeitos-reclamam-do-impacto-da… (publicado em 11/05/2011)

Em 2009, quando a Lei do Piso entrou em vigor, o pagamento mínimo para professores passou de R$ 950 para R$ 1.024,67, em 2010, e chegou a R$ 1.187,14 em 2011. No ano seguinte, o piso passou a ser R$ 1.451. Em 2013, subiu para R$ 1.567 e, em 2014, foi reajustado para R$ 1.697. Em 2015, o valor era R$ R$ 1.917,78. Na série histórica, o maior reajuste do piso foi registrado em 2012, com 22,22%. No ano de 2016, o reajuste foi de 11,36%. (http://oincrivelze.com.br/…/veja-os-valores-do-piso-salari…/ 12/01/2017).

27- EXPANDIU E INTERIORIZOU O ENSINO SUPERIOR;
VERDADE
"Foram 126 campi universitários fora dos grandes centros, que se somam aos 214 novos de institutos federais, formando uma rede consistente no interior do país” disse Haddad em 2010 nas fontes oficiais do governo. Ele completa que "Os investimentos do Ministério da Educação cumprem o disposto na Constituição de 1988, que determinou a interiorização da educação". 

Na verdade a Constituição pedia força total nesse sentido nos 10 primeiros anos após sua publicação, mas como vimos, eles entenderam que era para começar a contar vinte anos depois de assinada 

28- CRIOU 18 NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS;
VERDADE PARCIAL 
Nesse item, algumas faculdades foram criadas depois do período de Haddad no Ministério, e duas antes dele assumir.

1- Universidade Federal do ABC UFABC - Fundação 26 de julho de 2005 (13 anos)

2- Universidade Federal de Ciências da Saúde de PA (FUFCSPA) fundada como faculdade em 1953 e tendo apenas o curso de medicina até 2003, viu seu leque aumentar, assim como as pesquisas e projetos de saúde. O investimento federal a transformou de Faculdade em Universidade no ano de 2008, dentro da gestão do Haddad. 

3- Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) Fundada como Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas 03 de abril de 1914 (104 anos), virou Centro Universitário em 1999 com os curso de Ciências e Nutrição. Só em 2005 virou Universidade Federal com cursos diversos de licenciatura e bacharelado em exatas, humanas e biológicas. E aumento expressivo de Doutores entre 2010 e 2012.

4- Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM Fundação 27 de abril de 1953 (65 anos) com Faculdade de Medicina, e transformada por Decreto em 2005 em Universidade Federal, abrangendo cursos nas mais diversas áreas de conhecimento.

5- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Fundação em 30 de setembro de 1953 como Faculdade de Odontologia de Diamantina e transformada por lei federal (11.173/2005) em
6 de setembro de 2005 em Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, incluindo 33 cursos mantidos pelo MEC.

6-Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) A Escola Superior de Agronomia teve sua fundação em 1967 (ESAM) e em
2005 foi transformada em UFERSA pela lei 11.155, incluindo algumas dezenas de cursos de Ciências Agrária, Biológicas, Exatas e Humanas. 

7- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Fundação em 23 de setembro de 1909 como Escola de Aprendizes, transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) em 1978 e enfim, em 7 de outubro de 2005 em Universidade Federal com 13 campus distribuídos em várias cidades do interior do Estado, incluindo Pato Branco, daí.

8- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Fundação em 1 de agosto de 2005 (13 anos). 

9-Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Fundação em 3 de julho de 2006 (12 anos). O local já foi espaço da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, e hoje é o campus central de outros 5 espalhados pelo Recôncavo Baiano.

10-Universidade Federal do Tocantins (UFT) o local que já foi Faculdade Estadual de Goiás, se tornou Universidade por lei em 2000, e passou a montar o quadro de professores apenas em 2003. Já no primeiro vestibular, em 2004, estipulou cotas para indígenas, sendo pioneira nesse forma de seleção. Hoje são mais de 50 cursos espalhados em 7 campus pelo estado de Tocantins.

11- Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Criada em 2006, foi estabelecida pela Lei 11.640 só em 11 de janeiro de 2008.

Antes disso funcionava como apenas "braço" de outras duas universidades do Rio Grande do Sul (Pelotas e Santa Maria).

12-Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Encontrei esta em uma lista como se fosse obra do PT, mas apesar de começar as atividades em 2004, foi criada por lei em 2002. De qualquer forma, a deixo aqui por critério de curiosidade, já que ela tem 10 campus espalhados em 3 estados diferentes! (E isso sim aconteceu depois de 2004).

13-Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Fundação em 12 de janeiro de 2010 na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Olha a URSAL aí gente! (contém ironia... já aviso, porque, vai saber, né...)

14- Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (UNILAB), fundação em 20 de julho de 2010, pela lei 12.289 

15- Universidade Federal do Cariri (UFCA), fundação em 5 de junho de 2013, pela lei 12.826, sendo desmembrada da UFC para depois contar com 5 campus.

16-Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
Fundação em 15 de outubro de 1971 (47 anos) como CAUSP, que era um Campus Avançado da USP. Sim, da USP de São Paulo mesmo. Em 1988 se tornou um Campus da UFPA (CAMAR) e só em
5 de junho de 2013 (5 anos atrás) se tornou UNIFESSPA pela lei 12.824 

17- Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Fundação em 5 de junho de 2013 pela lei 12.825, após desmembramento da UFBA, contando com 5 campus atualmente.

18- Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA), fundada em agosto de 2011, pela lei 12.818, contando com 3 campus.

29- CRIOU 173 CAMPUS UNIVERSITÁRIOS;
VERDADE
Mas é difícil checar os valores exatos, pois a maioria das fontes contam os períodos por Governos (Lula e Dilma).
Como vemos aqui http://reuni.mec.gov.br/expansao (publicado em 2010) e aqui o mesmo fatiamento até 2012 (https://www.google.com.br/url…).
Fontes partidárias falam nesse valores exatos, mas não quero usar referência de sites ligados a partidos.

30- CRIOU 360 UNIDADES DOS INSTITUTOS FEDERAIS;
VERDADE por projeção (foram 500 dentro dos governos Dilma e Lula, eu teria que puxar uma por uma como fiz com as faculdades, e isso sério desgastante demais. Então aceitamos a projeção).

"De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Entre 2003 e 2016, o Ministério da Educação concretizou a construção de mais de 500 novas unidades referentes ao plano de expansão da educação profissional, totalizando 644 campi em funcionamento.
São 38 Institutos Federais presentes em todos estados, oferecendo cursos de qualificação, ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. 

Essa Rede ainda é formada por instituições que não aderiram aos Institutos Federais, mas também oferecem educação profissional em todos os níveis. São dois Cefets, 25 escolas vinculadas a Universidades, o Colégio Pedro II e uma Universidade Tecnológica."

31- IMPLEMENTOU O ENEM E POSTERIORMENTE O SISU;
O Enem foi criado em 1998 para medir a qualidade do Ensino Médio. Em 1999 foi usado por 93 cursos superiores em seu processo de seleção. E em 2005 o ProUni passa a utilizar a nota do Enem 2004 para conceder bolsas. Por um longo tempo foi utilizado para validar o Ensino Médio. 

Já o SiSU veio através da Portaria Normativa Nº 2, de 26 de janeiro de 2010:
"Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes."

32- EM 10 ANOS, ENTRE 2001 E 2010, O CRESCIMENTO NO NÚMERO DE MATRÍCULAS NO ENSINO SUPERIOR FOI DE 110%;
VERDADE.
Mas o período não abrange apenas a gestão do Haddad (lembrando que estou seguindo uma lista "padrão que viralizou, e não quero mudar os enunciados dos itens.
"Nos últimos 10 anos as matrículas​ dobraram, passando de 3,5 para 7,0 milhões de alunos. No período 2011-2012, as matrículas cresceram 4,4%, sendo 7,0% na rede pública e 3,5% na rede privada. 

As IES privadas têm uma participação de 73,0% no total de matrículas de graduação." As informações são do Censo de Educação Superior 2012, e tem vários gráficos para quem gosta de ver em escalas https://www.google.com.br/url…


33- O NÚMERO DE ALUNOS ENTRE 2003 A 2014 AUMENTOU DE 505 MIL PARA 932 MIL;

VERDADE.
O Censo 2014 mostra tabelas e gráficos de simples entendimento sobre esses números. 
Analisando o gráfico, é curioso perceber que as maiores altas vieram na Gestão Haddad (2005-2012), enquanto pouco cresceu entre 2003-2005 e entre 2012-2014.

34- LANÇOU O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE), POR MEIO DO PDE, HOUVE A EXPANSÃO DE CRECHES, PRÉ-ESCOLAS E ESCOLAS TÉCNICAS;
VERDADE
O PDE foi lançado em conjunto com o Plano Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto Lei nº 6.094.
O PDE abrangia também o Proinfância 

Como vemos nesse PDF https://www.google.com.br/url… 
e podemos ter uma ideia geral nesse link:

35- Pelo PDE, houve a ampliação do número de vagas nas universidades federais e a formação de mestres e doutores, atingindo a marca 11 mil doutores formados e 30 mil mestres;
Esses números foi o próprio ex Ministro quem disse ainda em 2009.

Mas os números corretos na época são de 11.384 Doutores e 38.825 Mestres. 
Se chegarmos a 2012, quando ele saiu do Ministério, temos 13902 Doutores e 46962 Mestres. 
Fonte: Coleta Capes 1996-2012 e Plataforma Sucupira 2013-2014 (Capes, MEC). Elaboração CGEE, disponível em https://www.google.com.br/url…

36- No que se refere ao analfabetismo, houve queda de 11% para 8,6% entre 2005 e 2011.
Segundo informações do Senado em 2014, em 2005 o analfabetismo atingia 11,1% da população, e em 2011, os exatos 8,6% mencionados. 

Os 3 estados com as menores taxas​ de analfabetismo se encontram na região norte. E entre os três com maiores números, temos dois do sudeste e um nordeste.
Todas essas informações você encontra nesse PDF de março de 2014:


O ANTIPETISMO NÃO É JUSTIFICAVA PARA DESMERECER O TRABALHO DO FERNANDO HADDAD.



Paulistas, pelamordedeus, chega de PSDB no Governo. E entendam que, por exemplo, polícia militar/segurança e Ensino Médio/condições para gerar qualidade de ensino dos nossos jovens, são obrigações do governo do Estado, e aqui NUNCA teve PT pra gente jogar a culpa 🤷🏽‍♂️ 

Aqui nós tivemos 17 anos de Governadores do Regime Militar, 11 anos de governo do PMDB, e 24 anos de governo do PSDB. Aí, pra ajudar, a gente elege Tiriricas da vida, que levam mais uns 4 ou 5 desconhecidos junto para a Câmara Federal e para Assembleia Legislativa, e depois queremos culpar os outros pelas nossas péssimas escolhas...

Dorianão. Dória não é nem cremoso. Já cagou na cidade de São Paulo e pode cagar muito mais no Estado. O bicho é perigoso e marketeiro. Todos que conhecem de perto, desaprovam (na verdade o amam de paixão por alguns meses, mas como o Dória é uma coisa tóxica, ninguém fica perto por muito tempo).

Ele é reprovado pelo próprio partido. Ele é reprovado pelo ex-vice e atual prefeito, Bruno Covas, que já deu umas canetadas para voltar São Paulo para alguns moldes do Haddad (procure sobre Controladoria Geral do Município + Bruno Covas no Google, ou veja o link no final do texto). 

Ele é reprovado e desmascarado pelo atual governador, que foi vice do Alckmin (sim amiguinho de fora, nós sim estamos declarando apoio crítico ao Márcio France). Ele é reprovado até no teste de fidelidade do programa daquele cara da RedeTv (e ainda expôs a esposa nesse papelão todo). Ele está falando que o Bolsonaro é a favor dele, e tem vídeo do candidato desmentindo. O Senador eleito pelo candidato do partido também declara repúdio ao Dória. Todo mundo que conheceu, quer distância. 

Dória não, pelamordedeus! Se não gosta do França, tampe o nariz, aperte o 40, lave a mão, finja que votou branco, e comemore a saída do "gestor" da vida política por pelo menos dois anos 🙏
.

24/08/2018 
O prefeito Bruno Covas (PSDB) decidiu desfazer uma medida polêmica de seu antecessor, João Doria (PSDB), e devolver à Controladoria-Geral do Município (CGM) o status de órgão independente, que responde diretamente ao prefeito. A CGM tem o objetivo de apurar e corrigir irregularidades administrativas e combater a corrupção.


Em publicação prevista para o Diário Oficial da Cidade desta sexta-feira, 24, Covas também veta alterações no órgão aprovadas posteriormente pela Câmara. As mudanças previam que, para investigar algum servidor da administração municipal, a CGM teria de informar o secretário da pasta à qual esse funcionário estava vinculado.

As mudanças estão na reforma administrativa da Prefeitura, que Covas teve de mandar para o Legislativo. Doria havia feito mudanças na Prefeitura quando assumiu, em 2017, unindo secretarias e mudando algumas nomenclaturas. Como fez a reforma por decreto, foi considerada irregular pelos próprios procuradores do Município.

Uma das mudanças era a vinculação da CGM à Secretaria de Justiça, o que ativistas pela transparência pública consideraram uma perda de independência do órgão. Doria sempre negou a possibilidade. A CGM agora voltar às regras de quando foi criada, em 2013, na gestão Fernando Haddad (PT).

Outra mudança prevista é que as 32 Prefeituras Regionais da capital voltem a se chamar subprefeituras.