terça-feira, 1 de março de 2011

Primeira Aula do Curso da AFEIP


Sociedade inclusiva. O que é isso?

A primeira aula do curso é a leitura do site: "Projetos comunitários contribuem para a inclusão educativa na América Latina": 


Dentre os projetos apresentados pela http://www.afeip.org/moodle/mod/page/view.php?id=15, destaco o realizado na Bahia (ver resumo abaixo). 

O vídeo sobre o trabalho é muito bom, porém está em espanhol, não tem áudiodescrição, legendas ou Libras, como determina a Convenção da ONU.



Jovem Grupo de Assistência Social do Senhor do Bonfim


  • Localização: 
    Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil
  • Organização: 
    Jovem Grupo de Assistência Social do Senhor do Bonfim, com o apoio do Ministério da Educação e Cultura e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no Brasil
  • Desafio:
    Certifique-se de alunos com deficiência visual (10% da população têm uma deficiência) para desenvolver o seu potencial, e uma educação de qualidade, especialmente alunos de baixa renda em áreas rurais
  • A inovação social: 
    A figura do professor especialista itinerante funciona a escola é fundamental para seu sucesso em aumentar as possibilidades de atenção, mesmo em escolas rurais isoladas. Integrar alunos com deficiência visual, através de treinamento de professores regulares da sala de aula e sensibiliza os alunos regulares. A articulação entre o Estado, os centros de saúde, escolas e famílias de alunos gerados pelo modelo de aumentos de capital social da comunidade.
  • Lições aprendidas: 
    A inclusão de alunos com deficiência nos sistemas de ensino regular é possível com este modelo de professores itinerantes que trabalham com alunos, professores e da comunidade educativa através da agregação de recursos dos serviços de saúde e educação.
  • Impacto: 
    Renda, aumento da retenção e capacidade de aprendizagem dos alunos com deficiência, neste caso visual. Aumento da auto-estima e as habilidades desses alunos, que se movem mais facilmente em suas vidas diárias e participar no ensino regular. Consolidação de um clima de respeito e solidariedade nas comunidades educativas. O custo é mais elevado do que a atenção de um estudante sem necessidades especiais, mas menos do que os modelos de atenção nos quadros de educação especial.
  • Contato: 
    E-mail: Eliana Conceição, liana_104@hotmail.com
    Web:


    O link do outro projeto abaixo não abriu!

    O projeto "Educação inclusiva: uma educação para todos", do Instituto de Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento da Instituição Educativa Sagrado Coração de Jesus, em Chiclayo, Peru, finalista do ciclo 2006-2007, é um bom exemplo disso. Sua meta é assegurar a qualidade da integração de meninos e meninas com necessidades educativas especiais - cuja sigla em espanhol é NED - ao sistema de educação regular. Este grupo aplica um modelo de trabalho que inclui todos os atores envolvidos na educação dos alunos com ou sem NED.

Ópera Audiodescrita



Descrição da imagem: vídeo sobre a ópera realizado pela TV Sentidos patrocinada pela AVAPE.

Associação Faculdade de Educação Inclusiva Paulista

Inicio hoje um curso à distância sobre Educação Inclusiva. Acompanhem minhas impressões no Caleidoscópio. Compartilhem opiniões e troquem experiências. 
Avaliem e critiquem os conteúdos das aulas, ao alunos e docentes. 
Até breve! Leandra


Curso: "A inclusão de pessoas com deficiência em cenários de diversidade" 


APRESENTAÇÃO
Por Prof. Saulo César Paulino e Silva

O cenário democrático que permeia quase todo o nosso Continente criou condições importantes para o desenvolvimento das políticas de inclusão   nos mais diversos contextos sociais. No âmbito da América Latina, com algumas excessões, observa-se que a estabilidade política e econômica estão proporcionando uma mudança cultural e social signficativas  e que têm a inclusão como pano de fundo.
A idéia de inclusão da pessoa com deficiência está intrinsecamente relacionada a essa perspectiva e vem se consolidando com a promulgação de diferentes documentos internacionais que se tornaram paradigamas como, por exemplo, a Declaração de Salamanca no ano de 1994 e de lá para cá, as conquistas foram muitas.
No cenário brasileiro, dentre diversos documentos, pode-se destacar a Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para promover o direito das pessoas com deficiência. Em seu capítulo IV, normatiza a acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo.
A proposta deste curso vem ao encontro de uma necessidade premente de se discutir de forma mais ampla a ideia de inclusão nos diferentes países da América Latina, levando-se em consideração o seguinte objetivo:
Apresentar noções introdutórias sobre a inclusão das pessoas com deficiência em uma sociedade que se transforma cotidianamente dentro dos mais diferentes contextos sócio-históricos.