sábado, 28 de novembro de 2015

SEMANA INCLUSIVA EM SÃO PAULO EXIBE FILMES E PROMOVE DEBATE

CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO – SESC SP





Ações para cidadania Cine E Debate – Imagem e Estigma - Um debate acerca de questões fundamentais e urgentes relativas às pessoas com deficiência. Os filmes fizeram parte do Festival Assim Vivemos deste ano, que traz produções de todos os continentes que enfatizam a pessoa com deficiência como protagonista e sujeito para além dos preconceitos e estigmas com os convidados:  

Rosana de Lima Soares, professora no Departamento de Jornalismo e Editoração e no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da USP, realizou pesquisa sobre políticas da representação e estigmas sociais presentes nas narrativas do cinema e da televisão.

Leandra Migotto Certeza, jornalista há 15 anos, coordena o projeto Fantasias Caleidoscópicas sobre sexualidade da pessoa com deficiência, no endereço: leandramigottocerteza.blogspot.com.

Leonardo Feder, formado em jornalismo pela USP, Mestre pelo Departamento de Letras Orientais da USP e doutorando pela mesma universidade. Tem Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma doença genética degenerativa.




Filmes:  “Mãos Dadas” (Hand in Hand. Dir.: Ignacio Tatay, dur.: 7’, Espanha, 2014) - Quando uma garota se deixa levar pelo desejo de beijar um completo estranho no ônibus, não poderia supor de quão estranho ele é. Após uma reviravolta inesperada, ela terá que tomar uma atitude para corrigir essa situação embaraçosa.

“O Entrevistador” (The Interviewer. Dir.: Genevieve Clay-Smith, dur.: 12, Austrália, 2012) Thomas Howell consegue muito mais do que foi buscar em uma entrevista de emprego em um importante escritório de advocacia: um insulto sobre sua gravata, uma rendição de Harry Potter e a chance de mudar as vidas de um pai e seu filho.

“ A Onda Traz, O Vento Leva” (The Wave Brings It, the Wind Takes It. Dir.: Gabriel Mascaro, dur.: 25’, Brasil, 2012) Rodrigo é surdo e trabalha instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambiguidade e dúvidas.

LINK para a gravação completa em áudio do evento: