quinta-feira, 23 de abril de 2015

Depoimento de Leandra em site da empresa Mercur

Viver a vida...

Por Leandra Migotto Certeza, em 23 de abril de 2015

LINK: http://www.diversidadenarua.cc/tuahistoria/ler/39/viver-a-vida

Sou Leandra Migotto Certeza. Nasci em 1977. Os médicos disseram que eu não iria sobreviver. Já no útero da minha mãe tive várias fraturas. Minha deficiência física era desconhecida, rara e grave. Hoje, muitas crianças com Osteogenesis Imperfecta, conhecida como “ossos de vidro” vivem sem dor e com autonomia. Eu tive mais de 50 fraturas. Andei com 5 anos, e parei aos 7. Voltei a andar e aprendi a nadar com 14, e hoje me locomovo em uma cadeira de rodas com muita independência. Minha infância foi muito alegre. Brincava na areia, de pega-pega, e corre cotia, andando de bundinha no chão. Meus amiguinhos nunca me deixavam de fora da diversão. Dos 5 aos 6 anos, vivi doces anos de criança feliz. Hoje tenho 96 cm, e sou jornalista desde 1999. 

Desde 2005 vivo um INTENSO amor e paixão com meu grande companheiro e amigo eterno, Marcos dos Santos! Vou amá-lo para SEMPRE. Quando tinha 7 anos estudei em uma sala especial de um colégio público que segregava os alunos com deficiência dos demais por uma grade de ferro, como se eles tivessem uma doença contagiosa. O nosso pátio era escondido, e entrávamos pelos fundos da escola. Eu sempre tive muita força de vontade para saber crescer em um corpo 'diferente' do que a sociedade convencionou como padrão. 

Tive 6 namorados, e tenho muitos amigos e amigas fiéis. A fase mais difícil da minha vida foi na adolescência. Todos os garotos sempre viravam o rosto para não me beijarem. Uma ginecologista enfiou um livro de anatomia na minha frente, e disse que eu não podia fazer nada com o meu corpo! Contei com o fundamental apoio da família e dos verdadeiros amigos, mas ainda enfrento MUITOS preconceitos e discriminações diretas e veladas, todos os dias, por várias pessoas, e por todos os lados. 

Ganhei medalhas em campeonatos de natação, desfilei 5 vezes em escolas de samba, andei de moto, viajei sozinha para o Peru, e com o meu noivo para praia, várias vezes. Fiz vários cursos, subi muitas escadas na faculdade, carreguei mochilas muito pesadas e dancei noites inteiras. Participei sempre das baladas e festas, bebi bastante até cair, assisti muitos shows, filmes e peças de teatro, vi várias exposições de arte, e trabalhei como educadora em outras. 

Fui revisora de textos, monitora educacional, colunista, repórter, atendente, recepcionista, e hoje sou jornalista, e aprendiz de escritora. Sou consultora sobre Deficiência, e ministro cursos, palestras e oficinas em empresas, escolas, centros culturais, ONGs e/ou grupo de pessoas. Comecei minha carreira como Jornalista em 1998, quando escrevi uma reportagem para a primeira revista especializada em pessoas com deficiência do Brasil. Trabalhei em 4 publicações sobre inclusão mais importantes do país; e fui a principal fundadora da revista Sentidos. 

Escrevi mais de 100 matérias sobre as pessoas com deficiência em diversos veículos e portais na internet como o do SENAC e da USP. Concedi entrevistas para a TV Globo, TV Cultura, Rede Record, TV da Assembléia e da Câmara (SP), Rádio da Universidade Federal de São Carlos, entre outros veículos. Estevi em: Campinas (SP); Guarulhos (SP); São Carlos (SP); Guaratinguetá (SP); Belo Horizonte (MG); Florianópolis (SC); Brasília (DF); Vitória (ES), e em mais de 50 eventos corporativos e educacionais, na cidade de São Paulo, realizando muitas palestras pelo país. 

Conclui o curso de Formação em Conselheiros em Direitos Humanos pela Secretaria Especial de Direitos Humanos em 2006; e já fui premiada em Lina no Peru pelo projeto (que desenvolvo em equipe) pioneiro sobre sexualidade das pessoas com deficiência (por meio da arte e da fotografia); e na Colômbia pela crônica que escrevi sobre a minha trajetória escolar. Também participei de duas edições de um dos Colóquios Internacionais de Direitos Humanos mais renomados do mundo. 

Em fevereiro de 2010, o depoimento sobre a minha vida foi ao ar na novela "Viver a Vida", do Manoel Carlos na TV GLOBO para o mundo inteiro assistir! Em 2010 e 2011 recebi dois grandes reconhecimentos profissionais pela minha palestra na Universidade Federal de São Carlos e no Laboratório Vital Brasil de Guaratinguetá. Há mais de 15 anos trabalho na área. 
Hoje coordeno a Caleidoscópio Comunicações, e já realizei mais de 20 palestras motivacionais de sensibilização e interativas sobre Inclusão e Diversidade, em grandes universidades nacionais como Universidade Federal de São Carlos, Universidade São Camilo, Faculdades Belas Artes, e Faculdades Santanna; e internacionais como Universidad Cayetano Heredia em Lima no Peru; além de empresas como: SESC / SP, Laboratório Vital Brasil e SENAC Consolação em SP; e órgãos públicos como o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – DF. 

Em todas as palestras procuro sempre conversar com o público sobre a relatividade e diversidade da vida como condição humana. Faço as pessoas refletirem sobre qual o papel de cada um no mundo da forma que são: com ou sem uma especifidade, que pode ser uma condição temporária de mobilidade reduzida, como um pé quebrado; há uma deficiência intelectual congênita. 

O principal objetivo é estimular os profissionais de empresas, escola e/ou ONG a explorarem suas potencialidades; e colaborar na capacitação destes para o processo de inclusão, apresentando mecanismos facilitadores para o pleno desenvolvimento de suas habilidades. Eu ajudo as pessoas a compreenderem a vastidão de suas energias internas e capacidade de superação cotidiana, independente da sua condição física ou intelectual. Para mim todos nós conseguimos, como diz o ditado, fazer de um limão um limonada, exatamente com as ferramentas que dispõe. Cabe a cada um, observar com atenção, ouvir o que a sua intuição tem a dizer e colocar a mão na massa. Ficar parado diante de um problema, apenas aumenta o seu tamanho e não o soluciona. 

Sou feita de honestidade, humildade, solidariedade, ética, companheirismo, sinceridade, amizade, simplicidade, energia positiva, força de vontade, carinho, lealdade, fidelidade, garra, coragem, e principalmente, fé no ser humano. Sou eternamente e absolutamente contra: qualquer forma de CRIME, discriminação, preconceito (principalmente velado), racismo, homofobia, exploração, hipocrisia, injustiça, corrupção, sacanagem, enganação, falta de caráter e ética, desonestidade, maldade, traição, humilhação, hierarquia, prepotência, arrogância, machismo, ganância, sensacionalismo, pieguice e falta de esperança. 

Gosto muito do cheiro de terra molhada, comida feita em casa com amor, barulho de criança e bate papo de amigos, alegria e carinho de família reunida, aventuras, novas experiências, beber vinho, pôr do sol, mar, praia, sexo, chocolate, silêncio, olhar doce de crianças e idosos, trabalhar, conversar, vibração de jovens, livros, e mais livros, falar, falar, falar, e falar, palavras e mais palavras... Não sou melhor ou pior do que qualquer ser humano. Hoje busco minha autonomia financeira, equilíbrio emocional, paz interior e auto-conhecimento. Sou muito auto-crítica, solidária, intensa, verdadeira, forte, 'justiceira', libidinosa, transparente, alegre, e companheira. 

Gosto de uma boa briga, falo pelos cotovelos, amo discutir ideias, trocar experiências, e viver cada dia como se fosse o único e o último. Para mim a diversidade faz parte da vida! O que mais gosto de fazer é escrever. Eu amo viver! 


Conheçam o meu perfil e assistam os vídeos: http://www.linkedin.com/pub/leandra-migotto-certeza/41/121/a