quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Crônica-poema

Siga esse olhar...

Por Leandra Migotto Certeza

O sol me invade a alma. A tarde desce. Quieta e doce na varanda da minha casa. Ando a pensar nas coisas e sinto como se uma luz saísse de dentro de mim. As palavras são contrastantes demais para transpor tudo o que o coração quer dizer. A vida é abstrata e relativa, como ela só.

Ao lado de um riacho descansa uma carcaça. No bater das asas de uma borboleta, invade o peito daquela menina uma bala perdida. Um passarinho canta. O carro buzina. A enxada trabalha. A formiga anda. A cova se abre e o ponto se fecha. Um choro começa e uma árvore cai.

E ao mesmo tempo em que o silêncio acolhe quem vive trancafiado em sua própria dor, nasce mais uma criança naquela tribo. No meio do morro da favela, um moleque é assassinado com um tiro na cabeça. E dentro de uma sala impecável, um senhor muito importante assina leis que separam famílias pelo poder de um território.

O bicho preguiça continua a se enroscar nos galhos enquanto um garotinho negro morre de fome com a barriga inchada. As ondas do mar vão e voltam da praia, assim como as pessoas do trabalho na construção. Penduradas nos ônibus com medo de não encontrarem mais seus filhos.

Lá bem longe e mais perto do que se pensa, um monge faz sua meditação. Crianças correm por entre as flores sem medo de serem felizes. E aquela mulher branca agonizando no chão do hospital com o corpo dilacerado pelo automóvel? Caso ela se lembre, pode estar nascendo um pássaro, que migrará sua vida toda, só porque tem de ser assim.

Dentro do quarto escuro, uma freira reza um Pai Nosso e um homem constrói máquinas, que amanhã o levarão a outros planetas ou explodirão. Deixando órfãos meninos e meninas.

Plantando alfaces está um jovem com deficiência intelectual, no seu ‘mundo’ de sensibilidade e carinho. Atravessando a rua um cego procura seu cão guia que se soltou da coleira. Na corda bamba se equilibra a bailarina por de trás da lona daquele circo...

Cada olhar é único, mas está em todos os lugares ao mesmo tempo. Faz parte da vida de muitos mundos...  

Leandra Migotto Certeza é palestrante no maior portal especializado em conteúdo para CIPAT do Brasil

Pessoal, é com grande alegria que compartilho a minha participação oficial na agência de palestras Futurus para realizar o meu trabalho com muita dedicação nas CIPATs do Brasil. 

Agradeço por divulgarem!

http://palestrasparasipat.com.br/palestrantes/leandra-migotto-certeza/