terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Leandra estará na Semana Modos de Acessar 2021 - Dia 07/12/21 às 19hs

 


Semana Modos de Acessar 2021

Representatividade das Pessoas com Deficiência nos Meios de Comunicação

Dia 7/12/2021. Terça, da 19h às 20h30.

ASSISTA A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA NESTE LINK:



Libras e legendas automáticas. A partir de 16 anos.

Cerca de 24% da população no Brasil possui algum tipo de deficiência. Porém, a participação desse grupo nos meios de comunicação é inexpressiva, no que se refere a sua representatividade. Quais são as dificuldades para a inclusão concreta das pessoas com deficiência nas mídias sociais, publicidade, televisão, internet, e outros veículos de comunicação?

Bate papo com Leandra Caleidoscópica, Marcos Lima e Roberta Savedra Schiaffino.
Mediação: Jairo Marques.

Roberta Savedra Schiaffino, jornalista, surda bilateral de nascença e usuária de próteses auditivas. Pesquisadora pela UFF em Tradução e Legendagem para Surdos. Coordenadora do Projeto Surdonews: Montando o quebra-cabeças das Notícias para o Surdo. Fundadora da Alle Assessoria, Produção e Acessibilidade, empresa de audiovisual e gestão de mídias.

Leandra Caleidoscópica, poeta, escritora e jornalista com deficiência física. Consultora em Inclusão e Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência desde 1998. Fundadora da Coletiva de Escrita Girassol (Protagonismo das Escritoras com Deficiência) e Mediadora Cultural no Museu Vozes Diversas. Foi Colunista na Revista Feminista AzMina e no Portal Sem Barreiras.

Marcos Lima, jornalista, criador e apresentador do “Histórias de cego”, canal no Youtube, onde escreve, produz, apresenta, muitas vezes filma, e conta de forma leve e divertida o cotidiano de uma pessoa cega. É cego desde a infância.

Mediação: Jairo Marques, repórter, ingressou no jornal Folha de São Paulo por meio do programa de treinamento da 27ª turma, em 1999, meses após se formar em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nasceu em Três Lagoas (MS). É cadeirante desde a infância.


No e-flyer estão escritas as informações do encontro, em letras azuis em um fundo amarelo ouro. Há um desenho de duas mãos em posição de concha, uma de cada lado. Aparecem as fotos das e dos participantes. Da esquerda para direita, no enquadramento da imagem, Jairo aparece da cintura para cima, ele tem a pele morena clara, os cabelos curtos e pretos, está sentado vestindo uma camiseta bege e sorrindo, atrás dele há um fundo cinza. Leandra aparece do peitoral para cima, ela tem a pele clara, cabelos curtos castanhos claros, está com uma blusa azul e vermelha, num fundo está uma estante de livros. Marcos aparece do peito para cima, ele é moreno, cabelos curtos pretos, está sorrindo com os braços cruzados, vestindo um moletom preto, em um fundo com uma parede de madeira. Roberta está exposta dos ombros para cima, olhando na lateral e sorrindo, tem a pele clara, os cabelos loiros, veste uma camiseta regata preta.