sábado, 28 de abril de 2012

"Construindo Caminhos com Amor" - III Congresso de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual e Múltipla











Federação das Entidades de Educação Terapêutica e Terapia Social sob Orientação Antroposófica no Brasil realiza evento com jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla de 23 a 27 abril de 2012.










Construindo caminhos com amor

Começo essa crônica pelo fim. Fim? Não, recomeço. Caminho. Construção. Continuidade. Ciclo. Vida e muito AMOR. Foram esses os sentimentos mais fortes em meu coração desde que recebi um e-mail com o convite para um congresso; até o dia em que registrei em vídeo o depoimento emocionado de um pai. Seu filho falou para uma platéia, pela primeira vez na vida, com segurança e muita alegria. O jovem contou como foi bom ter participado de um encontro em que fez novos amigos. Outra mãe relatou a importância do congresso para a independência de sua filha que começou a se expressar melhor, dentro e fora de casa.

Nesta tarde de confraternização, as falas daqueles jovens e adultos foram cada vez ganhando mais força, porque todos estavam radiantes ao lado dos seus familiares e amigos, compartilhando uma grande conquista: a oportunidade de terem vivenciado profundas experiências de encontro consigo mesmos em apenas uma semana!  Confesso que fiquei muito surpresa com a capacidade, de em tão pouco tempo, estas pessoas terem alcançado grandes avanços. Elas me mostraram o tamanho que o amor pode ter quando vibra na mesma freqüência: a intensidade da transformação. Este é o caminho! É ele que eu vou construir a cada novo amanhecer, depois de ter aprendido com pessoas tão especiais, que viver plenamente é respeitar quem somos; e acreditar que podemos sempre conquistar mais do que sonhamos.


Link das entrevistas em vídeo exclusivas com os participantes do congresso:

http://www.youtube.com/playlist?list=PL878D68678D5C4800&feature=mh_lolz

Vídeos: Leandra Migotto Certeza (jornalista).



Julia falou sobre como as pessoas podem ser felizes construindo caminhos com amor e alegria, superando dificuldades com independência. Após sua palestra no SESC Bertioga em São Paulo conversou conosco sobre a importância de compartilhar suas conquistas.

Links das fotos do congresso:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.213752125407219.46574.146564135459352&type=1

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.212592452189853.46336.146564135459352&type=3


Fotos: Leandra Migotto Certeza (jornalista), Gabriele Valente, Paula Mourão e Mariana Farcetta