quarta-feira, 1 de maio de 2013

Profissionais com deficiência em ação


A energia da diversidade

Rede SACI em 18/11/2003

Companhia Paulista de Força e Luz tem projeto de inclusão de pessoas com deficiência

Leandra Migotto Certeza**

SÃO PAULO/SP - Há um ano e meio a Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL iniciou um amplo e eficaz projeto de inclusão de pessoas com deficiência. Acreditam que não há valorização da diversidade sem ações afirmativas. Dos 4.065 funcionários das 5 unidades, 83 tem deficiência, sendo que 15 com deficiência física, 57 auditiva, 6 visual, 1 múltipla e 4 são reabilitados pelo INSS. "Acreditamos, como afirmou um amigo meu, que diversos não são os outros, mas todos nós, com nossas características físicas, idéias, experiências de vida, condições de saúde, crenças, religiões, valores, expectativas e diferentes perspectivas diante do mundo. Todos juntos podemos trabalhar para uma empresa melhor, num mundo melhor para todos", declarou Luiz Miranda - gerente de segurança do trabalho.

Com o compromisso de seguir certificações importantes como SA 8000 e os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social, a CPFL preza a segurança dos funcionários, portanto pessoas com deficiência não podem ser admitidas como eletricistas. Segundo o MP, ser segurança e/ou policial com porte de arma de fogo e motorista profissional também são profissões proibidas por lei às pessoas com deficiência. Outro diferencial da CPFL é que mesmo tendo um elevado índice de funcionários com grande probabilidade de perda audição, não os incluiu de imediato na cota para cumprir a lei. Pois MP considera deficiente auditivo quando o exame audiométrico detectar perda de audição social. É por isso que ainda pretendem contratar 109 profissionais com deficiência para cumprir a cota.

"Com certeza a saudável convivência com essas pessoas em nossa vida melhora a relação entre elas. Eu tive o privilégio de ter um professor com deficiência física que me ensinou muito sobre as relações humanas. Hoje é diretor da UNICAMP e gosta da nossa postura na CPFL. Acredito que a cidadania é um direito de todos. Temos um funcionário deficiente auditivo que cursou uma universidade, casou e teve dois filhos. Nos sentimos orgulhosos de fazermos parte de sua vida respeitando seu direito de trabalhar. Acreditamos que a diversidade é um valor", concluiu Luiz.

Informações: CPFL - http://www.cpfl.com.br/

Nenhum comentário: