quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

"Por vezes achei que ele era eu", diz Stephen Hawking em vídeo de A Teoria de Tudo

Sempre que um ator sem deficiências interpreta uma pessoa com debilidades físicas ou mentais inicia-se um debate crítico sobre capacitismo e as representações de deficientes na mídia. Quando Eddie Redmayne venceu o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama por seu trabalho em A Teoria de Tudo, o assunto veio à tona novamente. "Talvez seja a hora de pensar antes de aplaudir isso. A vida de pessoas com deficiência é mais do que uma coisa para ser interpretada por atores não-deficientes", disse um artigo do jornal The Guardian publicado um dia depois da entrega do prêmio. Entretanto, uma boa contribuição nesse debate pode ser dada por aqueles que são representados.


Em um vídeo de making of, divulgado com exclusividade pelo AdoroCinema, o consagrado físico Stephen Hawking, interpretado por Redmayne em A Teoria de Tudo dá seu parecer sobre o assunto de uma maneira bem pessoal e sincera: "Eddie me compreendeu e interpretou muito bem. Por vezes achei que ele era eu". O cientista, um dos maiores da atualidade, ainda disse que a performance do ator deve arrancar lágrimas do público: "Acho que o desempenho de Eddie terá um grande impacto emocional".

Redmayne também fala sobre o desafio de interpretar Hawking, diagnosticado na juventude com esclerose lateral amiotrófica, em todas as fases da doença do físico: "Infelizmente, quando você roda um filme ele não é rodado cronologicamente. James tentou desesperadamente fazer isso funcionar no cronograma, mas nunca iria funcionar. Então eu tive de descobrir no processo de preparação como eu conseguiria encenar diferentes capacidades motoras no mesmo dia."
O ator ainda revelou que contou com a ajuda de profissionais de diversas áreas para conseguir "internalizar a doença": "Quando eu estava me preparando para o papel uma das partes mais instigantes foi que eu não sabia que ele era totalmente saudável quando era mais novo. Conheci especialistas extraordinários e eu pegava fotos do Stephen e eles as analisavam e nós concluíamos como a doença se manifestou. Na etapa seguinte eu trabalhei com essa coreógrafa fenomenal e ela e eu descobrimos como pôr isso no meu corpo. 
Com direção de James Marsh, o filme é baseado na biografia de Hawking escrita por Jane Wilde, que foi esposa do cientista entre os anos de 1965 e 1995 e no longa é interpretada por Felicity Jones. A Teoria de Tudo recebeu cinco indicações ao Oscar. A estreia no Brasil está marcada para o dia 29 de janeiro.

Nenhum comentário: