terça-feira, 1 de março de 2011

Associação Faculdade de Educação Inclusiva Paulista

Inicio hoje um curso à distância sobre Educação Inclusiva. Acompanhem minhas impressões no Caleidoscópio. Compartilhem opiniões e troquem experiências. 
Avaliem e critiquem os conteúdos das aulas, ao alunos e docentes. 
Até breve! Leandra


Curso: "A inclusão de pessoas com deficiência em cenários de diversidade" 


APRESENTAÇÃO
Por Prof. Saulo César Paulino e Silva

O cenário democrático que permeia quase todo o nosso Continente criou condições importantes para o desenvolvimento das políticas de inclusão   nos mais diversos contextos sociais. No âmbito da América Latina, com algumas excessões, observa-se que a estabilidade política e econômica estão proporcionando uma mudança cultural e social signficativas  e que têm a inclusão como pano de fundo.
A idéia de inclusão da pessoa com deficiência está intrinsecamente relacionada a essa perspectiva e vem se consolidando com a promulgação de diferentes documentos internacionais que se tornaram paradigamas como, por exemplo, a Declaração de Salamanca no ano de 1994 e de lá para cá, as conquistas foram muitas.
No cenário brasileiro, dentre diversos documentos, pode-se destacar a Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para promover o direito das pessoas com deficiência. Em seu capítulo IV, normatiza a acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo.
A proposta deste curso vem ao encontro de uma necessidade premente de se discutir de forma mais ampla a ideia de inclusão nos diferentes países da América Latina, levando-se em consideração o seguinte objetivo:
Apresentar noções introdutórias sobre a inclusão das pessoas com deficiência em uma sociedade que se transforma cotidianamente dentro dos mais diferentes contextos sócio-históricos. 

Nenhum comentário: