terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pedagogia ao alcance de todas e todos

Fonte: http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=32685


Educação Inclusiva é tema de estudo do curso de Pedagogia Unesp/Univesp

Unesp
12/09/2011

Aula inaugural contou com entrevista, ao vivo, da professora autora, pela Univesp TV

Pamela Bianca Gouveia

Estudantes do curso semipresencial de Pedagogia, oferecido pela Unesp no projeto Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) começaram, em 22 de agosto, os estudos do Eixo Articulador: Educação Inclusiva e Especial. A proposta dessas aulas, que serão intercaladas entre as disciplinas do currículo base, é oferecer instrumentos de análise das políticas e práticas de inclusão escolar de pessoas com deficiência.

O material foi elaborado pela professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen em conjunto com as assistentes Renata Rinaldi e Danielle Santos, todas do Câmpus de Presidente Prudente. A temática será dividida em cinco partes, com um total de 120 horas.

Na primeira aula, os estudantes assistiram a uma entrevista ao vivo com a professora Elisa, no estúdio da Univesp TV – canal digital (2.2) da multiprogramação da TV Cultura, e participaram com o envio de perguntas pela internet. O vídeo também está disponível no Acervo Digital da Unesp, no link:http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40184

Durante as aulas de todo o Eixo Articulador, os alunos - que são professores em exercício na Educação Básica, serão instigados a realizar atividades e estudos sobre as ações práticas e pedagógicas da classe comum, refletir sobre o apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Ao final deste Eixo, esperamos criar um espaço de análise da própria atuação profissional. Eles serão levados a analisar as práticas e os recursos que podem ser utilizados para uma perspectiva de escola inclusiva - como a promoção de atividades escolares que desenvolvam as habilidades de todos os alunos, incluindo as pessoas com deficiência”, afirma Elisa.

Dentre os principais temas que serão abordados, estão: política de educação inclusiva e adaptações curriculares; trabalho com projetos e apresentação de tecnologia assistiva e objetos educacionais; tecnologias educacionais digitais para o trabalho com conteúdos específicos e planos de Ensino e Projetos - para articulação dos diferentes conteúdos das metodologias de ensino.

Sobre o Projeto Unesp/Univesp

O programa da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) surge com a proposta de ampliar as chances de acesso à educação pública superior, oferecidas à população do Estado de São Paulo. No âmbito da Univesp, a Unesp oferece o curso semipresencial de Pedagogia, cujo objetivo é oferecer formação em nível superior para professores em exercício na Educação Básica, preferencialmente na rede pública de ensino. Este é o primeiro curso de graduação a distância oferecido pela Universidade.

Nenhum comentário: