segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SENAC Consolação realiza Semana da Inclusão



Semana de Inclusão Educacional : Diálogo, Compreensão e Ação - 6ª Edição

No período de 22 a 26 de agosto o Senac Consolação realizará pelo 6º ano consecutivo a Semana de Inclusão Educacional : Diálogo, Compreensão e Ação. Um espaço de vivência, compartilhamento de experiências, integração e reflexão em torno do tema inclusão social e educacional.

A cada nova edição, a base das discussões pautada no tema inclusão de pessoas com deficiência no ambiente educacional e organizacional vem sendo ampliada com o objetivo de envolver um número cada vez maior de interessados no tema inclusão e Diversidade.

Aberto a gestores de recursos humanos e do 3º setor, educadores, estudantes, empresários e profissionais da área da saúde, a edição 2011 terá como pano de fundo o tema: Incluir: um fazer coletivo.

Serviço

Informações e inscrições pelo telefone (11) 2189.2100 – consolacao@sp.senac.br - ou pelo portal do Senac www.sp.senac.br a partir do dia 9 de agosto.

Rua Dr. Vila Nova, 228 - 1º andar - Centro - São Paulo, SP
 
Evento gratuito

Entrada: 1 item de higiene pessoal (os itens arrecadados serão doados à Associação de Apoio à Promoção Humana – Novos Rumos pertencente à Rede Social Vila Buarque)

Haverá intérpretes de LIBRAS

Segue abaixo a programação do evento

Segunda-feira 22

19h | Abertura – Palestra : Incluir: um fazer coletivo

Marta Almeida Gil – Socióloga, atua na área de Deficiência desde 1976. Conferencista em eventos nacionais e internacionais falando sobre temas de Redes de Informação, Comunicação e Inclusão, sobretudo de pessoas com deficiência. É uma das fundadoras do Amankay – Instituto de Estudos e Pesquisas e atualmente trabalha como consultora autônoma. Coordenou o Manual “O que as empresas podem fazer pela inclusão de pessoas com deficiência” publicado pelo Instituto Ethos (2002) o livro “Educação Inclusiva – o que o professor tem a ver com isso” (2006) Foi coordenadora da Rede Saci e tem artigos publicados em revistas e sites.

Terça-feira  23

16h – 18h | Palestra: Tecnologia e o Acesso Universal à Informação.
A palestra tem como objetivo apresentar tecnologias para pessoas com deficiência visual, bem como planejamento e execução de projetos de localização de softwares e documentação, para promover o acesso universal à informação.

Julio Cezar Pires Graduado em Engenharia Mecânica, com Pós-graduação em Tecnologia de Soldagem pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, MBA – Gestão Empresarial, pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e formação técnica em fundição pelo SENAI – MG. Carreira profissional desenvolvida em empresas multinacionais e nacionais, onde atuou na área de Tecnologia da Informação. No terceiro Setor, atuou como gestor de Tecnologia da Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual e como Gerente de Desenvolvimento da FDNC - Fundação Dorina Nowil para Cegos.  

19h – 21h | Palestra: Educação e Direitos Humanos: valorização da diversidade e redução das desigualdades.
A palestra tem como objetivo refletir sobre os sentidos e as possibilidade da inclusão educacional, a partir do relato da experiência de uma organização não governamental (IBEAC), que há 30 anos vem promovendo o diálogo entre jovens e adultos, entre o setor social e o poder público, entre grupos vulneráveis e gestores de políticas públicas, buscando formas participativas de inclusão social.
Bel Santos Mayer é educadora social, formada em Ciências Matemáticas com especialização em Pedagogia Social pela Universitá Salesiana di Roma (Itália). Fundou e coordenou com outros educadores sociais os CEDECA’s Mônica Paião Trevisan - Sapopemba e Casa 10 – Ipiranga. É Coordenadora do Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC. É empreendedora social da Ashoka; foi membro da Comissão Nacional de Educação de Jovens e Adultos – CNAEJA (SECAD/MEC), representando o segmento étnico-racial de 2007 a 2010. É consultora e coordenadora de Programas de Formação em Diversidade, Direitos Humanos e Relações Raciais na Secretaria Municipal de Educação de Guar ulhos. Coordena o Polo de Leitura LiteraSampa (2011-2012).  

Quarta-feira 24

16h – 18h | Palestra: Igualdade Ainda Deficiente
Equipe da rádio SulAmérica Trânsito, formada pelas repórteres Raquel Rieckman, Ana Paula Rodrigues e Luiza Silvestrini e pelo diretor Felipe Bueno, apresenta série de reportagens sobre acessibilidade. O tema passou a ser discutido na rádio em 2009, após a denúncia de um jovem cadeirante que tinha dificuldade para entrar no colégio porque não havia vaga especial para a van escolar estacionar. A partir daí, foi firmado o compromisso com o ouvinte de nunca deixar o assunto de lado. A palestra conta com a participação do presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SP, Antonio Rulli Neto.

Felipe Elias Bueno Diretor formado em Jornalismo e História pela Universidade de São Paulo. Trabalhou nas rádios Eldorado e Bandeirantes, na Gazeta Mercantil, na Agência Estado, e como educador no Projeto Êxodos, realizado no Brasil pelo SESC.
Ana Paula Rodrigues formada pela Faculdade Cáper Líbero. É apresentadora da Rádio SulAmérica Trânsito desde agosto do ano passado. Foi repórter entre 2009 e 2010. Também é editora e repórter da TV Gazeta. Foi trainee do Grupo Bandeirantes de Comunicação em 2008.
Raquel Rieckmann formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2007. É repórter da Rádio SulAmérica Trânsito desde outubro de 2009. Também é repórter da Rádio Record.
Luiza Silvestrini  repórter da SulAmérica Trânsito dede agosto de 2011 e coordenadora entre setembro de 2010 e agosto de 2011. Trabalhou como produtora da Rádio Bandeirantes, em programas como Ciranda da Cidade, Jornal Gente e Bandeirantes Acontece. Formada pela Universidade Metodista de São Paulo em 2009.
Dr. Antonio Rulli Neto (convidado) Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo - Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Diretor da Faculdade de Direito da FMU - Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SP.

19h – 21h | Programa de inclusão de pessoas com deficiência – Case Senac

A palestra apresentará a abordagem utilizada  pelo Senac São Paulo para promover o envolvimento, engajamento e capacitação dos funcionários, além dos desafios, resultados e aprendizados alcançados na contratação e inclusão de pessoas com deficiência.
Cíntia Yuri Takahashi  é coordenadora do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência do SENAC Senac São Paulo.

Quinta-feira 25

16h – 18h | Palestra: A responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade inclusiva.
Através do relato de sua experiência de vida, Samara aponta as barreiras arquitetônicas e humanas que uma pessoa com deficiência neuromotora enfrenta e mostra o que tem feito, na prática, para fazer valer as leis e  conquistar respeito e reconhecimento na sociedade.

Samara Andresa Del Monte tem Paralisia Cerebral, se comunica com símbolos Bliss e escreve no computador com auxílio de um capacete com ponteira. Cursa o 3º ano de Jornalismo e é idealizadora da revista Mais Deficiente.

19h – 21h | Palestra: A responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade inclusiva.
Através do relato de sua experiência de vida, Samara aponta as barreiras arquitetônicas e humanas que uma pessoa com deficiência neuromotora enfrenta e mostra o que tem feito, na prática, para fazer valer as leis e  conquistar respeito e reconhecimento na sociedade.

Samara Andresa Del Monte tem Paralisia Cerebral, se comunica com símbolos Bliss e escreve no computador com auxílio de um capacete com ponteira. Cursa o 3º ano de Jornalismo e é idealizadora da revista Mais Deficiente.

Sexta-feira 26
16h – 18h | Encerramento  Espetáculo Kínesis
16h – 21h
Teatro, tato, olfato, e audição. Olhos vendados e você sempre em movimento.
O objetivo do Grupo Sensus é trazer aos espectadores a consciência e a percepção dos seus ritmos internos, colocando-os em contato com sensações que normalmente não são muito acessíveis. Assim, a partir da literatura de grandes poetas, as performances atuam em várias camadas do imaginário, ampliando gradualmente a percepção ao utilizar as diversas formas de toque privando, em alguns momentos, o público da visão.


Nenhum comentário: