segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Desrespeito às vagas acessíveis às pessoas com deficiência

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/08/prefeitura-disponibiliza-telefone-para-orientar-sobre-direitos-dos-deficientes.html


Secretaria disponibiliza telefone para orientar sobre direitos das pessoas com deficiência


Marcelo Yuka protestou no Rio contra uso indevido de vagas em aeroporto. 
Lei federal destina 2% das vagas de uso público a deficientes.

Do Bom Dia Rio
A subsecretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Vasconcelos, afirmou nesta sexta-feira (26) que os portadores de deficiência física podem procurar a secretaria para orientações sobre seus direitos. Segundo ela, o atendimento funciona no telefone 2334-5606, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Na quinta-feira (25), o músico Marcelo Yuka protestou no estacionamento do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, contra o uso indevido de vagas para veículos de deficientes. Segundo informações da Infraero, o músico alega que os veículos estacionados nas vagas não são de pessoas com deficiência. Yuka ficou paraplégico em 2000, ao ser baleado durante um assalto na Tijuca, na Zona Norte da cidade.
“Pessoal da Infraero não tem poder de polícia para tomar uma atitude. Aí eu vou até quem teria esse poder, que é a Guarda Municipal. E eles falaram que aqui (no estacionamento do Santos Dumont) é terceirizado, não poderiam entrar. Meus amigos foram até a Polícia Militar e eles falaram que não poderiam entrar no estacionamento e disseram ‘empurra o carro e faz o garoto entrar’. Quer dizer, a gente tem sempre alguém gentil que possa fazer isso. Isso não é meu direito, não é direito de cadeirante”, reclamou Yuka.
Segundo Maria Célia, é preciso denunciar. “O cadeirante tem que denunciar primeiro à gerência do equipamento ou até as autoridades competentes. É um direito adquirido. A secretaria se coloca à disposição, tem uma superintendência de pessoas com deficiência para orientar, apoiar e principalmente conscientizar os estabelecimentos e pessoas desse direito que é de cidadania”.
Uma lei federal de 2000 estabelece que 2% das vagas de um estacionamento de uso público devem ser destinadas a deficientes físicos.

Nenhum comentário: