sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Encontro Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Avanços, Desafios e Participação da Sociedade Civil

Caros amigos e caras amigas,

É com muito orgulho que faço parte da equipe de consultores da Conectas - Direitos Humanos durante este importante encontro: http://www.conectas.org/index.php/Noticias/view?n=704

Serei responsável pela compilação em texto dos relatos das discussões e palestras, além de realizar entrevistas em vídeo com os participantes.

Estou muito feliz por prestar serviços em uma ONG que me acolheu com tanto carinho em duas edições do Colóquio Internarcional de Direitos Humanos em 2004 e 2009, viabilizou a publicação de um importante artigo, e possibilitou contatos com ativistas sociais, que me proporcionaram a oportunidade de apresentar um projeto no exterior.

A maravilhosa equipe de profissionais e voluntários sempre estiveram à disposição para garantir acolhimento, atenção, segurança e conforto em todos os momentos dos nossos encontros. É uma grande satisfação fazer parte desse 'time' de amigos após anos de conquistas juntos.

Sou muito grata por crescer ao lado da Conectas!

Sociedade civil e representantes de governo debatem direitos das pessoas com deficiência no Brasil

RIADIS e Conectas organizam encontro que reúne diversos setores da sociedade pela garantia de direitos desse grupo

De acordo com o Censo de 2000, 24,5 milhões de brasileiros (14,5% da população nacional) têm alguma deficiência. Desse total, quase 30% é miserável e têm escolaridade inferior a um ano1. Infelizmente, no Brasil, deficiência e desigualdade caminham juntos.

Diante dessa realidade, RIADIS (Rede Latino-Americana de Organizações não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias) e Conectas Direitos Humanos organizam o encontro "Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - Avanços, Desafios e Participação da Sociedade Civil" entre os dias 17 e 19 de novembro, em São Paulo.

Um dos objetivos do evento é fortalecer o trabalho entre diversos setores da sociedade pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Em 2008, o Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) da ONU, dando os primeiros passos para a formulação de leis e políticas públicas específicas.

No encontro, representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, órgãos da ONU e governo brasileiro terão a oportunidade de debater os avanços, desafios e a participação da sociedade civil e do Estado no processo de aplicação das recomendações da CDPD nos últimos anos.


1. Dados da pesquisa Relatos da Deficiência no Brasil
, realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria coma Fundação Banco do Brasil (2003)

Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
Avanços, Desafios e Participação da Sociedade Civil

De: 17 a 19 de novembro de 2010
Hotel Jaraguá - Rua Martins Fontes, 71 - Centro, São Paulo.

Leiam os textos que escrevi sobre os encontros anteriores:

Deficiência é pouco abordada em Colóquio Internacional de Direitos Humano: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=13761

Olhar sentinela: a pessoa com deficiência nas metas de desenvolvimento do milênio: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=13763

Informe Alternativo do Brasil - "Da invisibilidade à transparência" - A Inclusão da Deficiência nas Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU:

Parte 1: http://www.saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=17383

Parte 2: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=17420

A jornalista peruana Maria Esther participou do VI Colóquio Internacional de Direitos Humanos e foi responsável pela oficina: "Trabalhando em rede contra a discriminação na América Latina - a experiência da rede DiálogoDH": http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=13837


Nenhum comentário: